Para desafogar UPAs, prefeitura estende horário em mais 12 unidades básicas
Prefeito Marquinhos Trad pede que população tenha consciência e procure unidades básicas de saúde
Mais 12 unidades básicas de saúde passarão a atender em horário estendido, nesta segunda-feira (1º). Com isso, 44 postos da Capital, que antes funcionavam até às 18h, estarão abertos até às 19h. Com a mudança, a prefeitura de Campo Grande espera que haja “conscientização por parte da população”, para que as unidades 24 horas desafoguem e os pacientes façam uso das unidades básicas.
“A população precisa se conscientizar de que não precisa procurar o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) todas às vezes no período da noite, já que pode utilizar as unidades básicas de saúde. Visitando as UPAs, eu percebi que 60% das pessoas estão com classificação azul, ou seja, não são emergências e poderiam ser atendidas nas outras unidades”, ressaltou o prefeito Marquinhos Trad.
Com 44 UBS (Unidades Básica de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) atendendo até mais tarde, 70% da rede básica foi contemplada com o horário estendido.
O processo de expansão de horário teve início em janeiro e a expectativa é de que até junho as 68 unidades básicas de saúde do Município funcionem em uma das três modalidades previstas: 07h às 19h, 07h às 17h ou 06h às 18h.
A partir de hoje, as unidades com novo horário de atendimento passam a ser as UBSs do Tiradentes, Vila Carlota, Buriti, Coronel Antonino e Coophavila II . Já as UBSFs serão: Jardim Batistão, Conjunto Habitacional José Tavares do Couto, Jardim Aero Itália, Zé Pereira, Jardim Marabá, Aero Rancho IV e Jardim das Macaúbas.
Médicos – Sobre a falta de médicos nas unidades de saúde da Capital, uma das principais reclamações da população, Marquinhos afirmou que cobra de perto que os profissionais cumpram com o acordo firmado com o município.
“Eu sou gestor da minha administração e aqui tem ordens e regras para serem cumpridas. Precisa chegar no horário e cumprir com ele, se não vai ser mandado embora”, afirmou o prefeito.