ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Para enfrentar novo pico de gripe, Prefeitura vai instalar tendas em postos

Decisão foi divulgada pelo prefeito Marquinhos Trad durante reunião com equipe técnica da Sesau

Por Aletheya Alves e Cleber Gellio | 29/12/2021 13:11
Secretário Municipal de Saúde, José Mauro, ao lado do prefeito Marquinhos Trad. (Foto: Paulo Francis)
Secretário Municipal de Saúde, José Mauro, ao lado do prefeito Marquinhos Trad. (Foto: Paulo Francis)

Durante reunião com equipe técnica da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) em seu gabinete, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que tendas serão instaladas em dez unidades de pronto atendimento para enfrentar o aumento nos casos de Influenza A. Até o momento, 42 casos de H3N2 foram notificados na Capital.

Conforme explicado por Marquinhos, cada unidade de pronto atendimento irá receber duas tendas que serão utilizadas como consultórios a partir de amanhã (30). O objetivo é ampliar o espaço físico, já que após o Natal houve um aumento expressivo nos casos de pessoas com sintomas respiratórios.

De acordo com o prefeito, o pico de procura por atendimento em unidades de saúde foi no dia 27, ou seja, 48 horas depois do Natal, com 647 notificações de síndrome gripal aguda. Durante os dois primeiros dias os sintomas da gripe costumam ser mais intensos.

Além das tendas, Trad explicou que o contrato de 90 médicos foi renovado e 30 novos profissionais foram contratados.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não vamos incorrer como fizeram Rio de Janeiro e São Paulo que esperaram para socorrer a população. Tomamos essa medida porque pela primeira vez em dezembro tivemos 42 casos de Influenza. Estamos no período de verão, então é incomum. Via de regra os casos acontecem em maio, junho e julho, explicou Marquinhos.

Outro ponto destacado pelo prefeito é que todas as unidades de pronto atendimento são monitoradas por circuito de câmaras. Assim, o cenário pode ser acompanhado em tempo real. Irão receber as tendas as unidades do Leblon, Moreninhas, Vila Almeida, Santa Mônica, Tiradentes, Coophavila, Aero Rancho, Universitário e Nova Bahia.

Secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho explicou que além da vacinação, é fundamental que a população siga com medidas de proteção como uso de máscara, distanciamento social e limpeza das mãos.

Nos siga no Google Notícias