ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para frear “agito” na noite, prefeito decide fazer toque de recolher às 20h

Música ao vivo em bares e restaurantes volta a ser proibida; durante o dia, comércios poderão atender com 40% da capacidade

Anahi Zurutuza | 07/07/2020 13:33
Prefeito Marquinhos Trad durante transmissão de coletiva na Capital.(Foto: Divulgação)
Prefeito Marquinhos Trad durante transmissão de coletiva na Capital.(Foto: Divulgação)

Numa tentativa de diminuir a circulação de pessoas em Campo Grande de dia, mas principalmente durante a noite, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) decidiu ampliar o horário do toque de recolher, que a partir de amanhã vai vigorar das 20h às 5h. A preocupação da administração municipal é com a aceleração da curva de contágio na Capital e com a lotação das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), que chegou a 72% nesta terça-feira (7).

Também ficará proibida a música ao vivo em bares e restaurantes. Desde o dia 10 de junho, além das apresentações de voz e violão, estavam liberados shows de duplas. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o problema é que a abertura destes estabelecimentos, permitida até às 23h, está estimulando aglomerações madrugada adentro.

Durante o dia, comércio (de alimentos e todos os outros), academias e demais estabelecimentos poderão continuar funcionando, mas com a limitação de atender com 40% da capacidade.

A mudanças devem ser publicadas em decreto ainda hoje e valerão de amanhã (8) até o dia 19 de julho, dependendo de como a pandemia evoluir na cidade.

“Melhor fazer isso que lockdown [do inglês, fechar tudo]. Serão apenas 12 dias para a gente voltar a uma vida normal, 12 dias sem fechar o seu comércio, autorizando você a trabalhar das 5h às 20h”, defendeu o prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante a transmissão ao vivo do início desta tarde.

Lotação em UTIs -  Evidências de que a vida noturna tem atrapalhado o controle da pandemia em Campo Grande são além dos flagrantes diários de aglomerações feitas pela Guarda Civil Metropolitana e fechamento de comércios de bebidas, mas também a ocupação de UTIs por vítimas de acidentes de trânsito.

 “Sete pessoas vítimas do trânsito tiveram de ir para a ala vermelha dos hospitais nos últimos dias, todos eles após o horário do toque de recolher. Por isso, há necessidade de diminuirmos a circulação de pessoa nas madrugadas da nossa cidade. Os comércios abertos estimulam a ingestão de bebidas alcoólicas, o que reflete no trânsito”, afirmou Marquinhos.

O prefeito reforçou a importância de manter as UTIs livres para atender os pacientes covid-19 e ainda os que sofrem, por exemplo, infartos e derrames cerebrais. Dos 223 leitos de tratamento intensivo existentes na Capital, segundo o chefe do Executivo, 161 (72%) estão ocupados hoje.

Curva acelerada – A curva de contágio da Capital também dá sinais de aceleração. Já são 3.391 casos confirmados, 227 a mais que ontem (6) e 1.223 a mais que na terça-feira passada – média de 174 confirmações diárias nestes últimos 7 dias, portanto.

Nas últimas 24 horas, a covid-19 fez mais duas vítimas em Campo Grande. Dois homens estavam internados em hospitais particulares. Com isso, o número de vítimas fatais da pandemia passou a 26.

Nos siga no Google Notícias