ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Para imunizar 60 mil crianças, Dia D contra Pólio tem pipoca e cama elástica

Seis unidades de saúde estarão abertas neste sábado e haverá pontos itinerantes em dois shoppings

Por Viviane Oliveira e Clara Farias | 08/06/2024 09:39
Criança recebendo as gotinhas de vacina contra a poliomelite nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami) 
Criança recebendo as gotinhas de vacina contra a poliomelite nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Neste sábado (8), no dia D de vacinação contra a poliomielite, as crianças foram recebidas na USF (Unidade Básica da Família) Dr Benjamim Asato, no Parque do Lageado, na Rua Evelina Figueiredo Selingardi, em Campo Grande, com pipoca, cama elástica e ao som de saxofone. A expectativa é vacinar 60 mil crianças durante a campanha, mas até agora só 2 mil foram imunizadas.

A serviços gerais Laura Fernandes Ferreira, de 35 anos, mãe de dois filhos, de 3 e 1 ano, levou a bebê para tomar a dose da gotinha. “Seria muito bom se tivesse essas atividades todo sábado, facilita muito a vida de quem trabalha. Eu mesma não tenho muito tempo durante a semana e hoje vim aproveitar a folga e trazer minha bebezinha. Achei bacana também que tem cama elástica, pipoca, assim as crianças se distraem enquanto esperam. O maiorzinho inclusive tá ali pulando”, pontuou.

Laura com a bêbe no colo aguardando a sua vez (Foto: Henrique Kawaminami) 
Laura com a bêbe no colo aguardando a sua vez (Foto: Henrique Kawaminami)

No total, seis unidades de saúde ficarão abertas durante todo o dia e haverá pontos itinerantes em dois shoppings para atendimento das crianças menores de 5 anos de idade, público alvo. Na ocasião, todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo as contra a gripe e a Covid-19.

Conforme a superintendente de vigilância em saúde do município, Veruska Lahdo, a proposta é continuar fazendo as campanhas para atingir a maior quantidade de crianças possíveis. “Sempre no feriado e no fim de semana, a gente coloca algum ponto de vacinação disponível para a população para que a gente possa realmente atingir e otimizar o acesso também para o público. “A campanha segue até 14 de junho, a não ser que a gente tenha alguma nova orientação do Ministério da Saúde”, destacou.

Veruska explicando sobre a importância da vacinação (Foto: Henrique Kawaminami) 
Veruska explicando sobre a importância da vacinação (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo Veruska, a campanha tem o objetivo de manter o País com o certificado de erradicação da doença, que acomete principalmente crianças menores de cinco anos, podendo levar a uma paralisia infantil. Principalmente dos membros inferiores, de forma irreversível.

“É uma doença que assolou o Brasil muitos anos atrás e desde 1989 o Brasil não tem nenhum caso. Esse é o principal objetivo do Ministério da Saúde, manter as altas coberturas vacinais. Então, independente se a criança já tomou, se está com o seu esquema completo da vacina da poliomielite, precisa fazer essa dose de reforço”, destacou

Criança no posto de saúde onde acontece o Dia D nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami) 
Criança no posto de saúde onde acontece o Dia D nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Além do Parque do Sol, a vacinação acontece nas USFs Noroeste, Sílvia Regina, Moreninha, Parque do Sol, 26 de Agosto e Vila Cox, das 7h às 17h, além dos Shoppings Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ipês, das 10h às 17h.

Amanhã (9), a vacinação segue em dois pontos: Shopping Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ipês, das 10h às 17h.

Em Campo Grande, o público estimado da campanha é de 62.682 crianças de 1 a menor de 5 anos .As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite - VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias