ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para prevenção e tratamento do câncer de mama, Casa Rosa será lançada sexta

Atendimento será espaço da Maternidade Cândido Mariano, custeado pelo SUS

Adriel Mattos | 28/10/2021 11:24
Vereador Victor Rocha idealizou projeto e garante que clínica poderá zerar fila de exames. (Foto: Divulgação)
Vereador Victor Rocha idealizou projeto e garante que clínica poderá zerar fila de exames. (Foto: Divulgação)

Será lançada nesta sexta-feira (29), em Campo Grande, a Casa Rosa, um espaço voltado para saúde da mulher na prevenção do câncer de mama. A clínica vai funcionar na Maternidade Cândido Mariano.

“A gente idealizou um espaço onde será possível que a mulher tenha acesso completo à saúde, principalmente, na prevenção ao câncer de mama. Na Casa Rosa, será possível passar pela consulta com mastologista, fazer exame e, se for detectado nódulo, já passar pela biopsia. Tudo no mesmo dia”, declarou o vereador Victor Rocha (PP), idealizador do projeto.

O atendimento, custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), começa às 13h de 11 de novembro. Neste dia, serão disponibilizadas 40 vagas de atendimento e, no dia seguinte, outras 40 mulheres poderão ser atendidas. No espaço, haverá cinco consultórios, mamógrafo e ultrassonografia.

Para viabilizar o espaço, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) assinou emenda de R$ 350 mil para iniciar as atividades. “Como mastologista, sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. Por isso, me comprometi com a criação da Casa Rosa, um espaço que deve funcionar pelo SUS, com a rapidez da rede privada e atendimento gratuito para a população de Campo Grande”, disse Rocha.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram registrados 66.280 mil casos novos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 850 apenas em Mato Grosso do Sul.

“Nossa missão é viabilizar o atendimento das mulheres, pacientes do SUS, para que realizem consultas e seus exames de rotina em um único dia, ou seja, a mulher com mais de 40 anos será consultada e fará a mamografia no mesmo dia. Já as mulheres com idade inferior aos 40 anos serão atendidas por equipe médica e havendo necessidade farão ultrassonografia no mesmo dia”, finaliza o vereador.

Nos siga no Google Notícias