ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para quem retorna ao trabalho, orientação é mudar os hábitos na volta para casa

Flexibilização para o comércio não pode relaxar medidas individuais e decreto recomenda evitar elevador e retirar sapatos

Silvia Frias e Ângela Kempfer | 06/04/2020 06:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A partir de hoje, para alguns setores, Campo Grande entra em uma aparente normalidade com o retorno de atividades comerciais, até então, proibidas como medida de segurança sanitária contra a Covid-19. A permissão é acompanhada por regras necessárias para controle da curva de contaminações que só cresce e ontem chegou a 65 infectados em Mato Grosso do Sul.

Para todos que precisam voltar ao trabalho e sair do isolamento a partir de agora, a orientação vai desde dar preferência a escadas do que usar elevador, mesmo sozinho, até deixar os sapatos para o lado de fora da casa.

Aos que tem dificuldade em lembrar tantas regras de distanciamento social e etiqueta respiratória – este, termo desconhecido pela maioria das pessoas até a chegada do novo coronavírus (Covid-19) – o Campo Grande News lista aqui as principais medidas de segurança individual, uma “colinha” para tentar ajudar.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Prédios - Caso a pessoa tenha que entrar em prédios, dê preferência em usar escadas. Sendo realmente necessário ir pelo elevador, evite acionar o botão com o dedo, mas, caso tenha tocado, lave as mãos assim que deixar o elevador.

Ao voltar para casa, retire os sapatos e deixe-os do lado de fora, higienize acessórios como bolsa, celulares, chaves, lave as mãos antes do banho para que evitar o toque no rosto antes da higienização. A roupa usada para sair de casa deve ser colocada para lavar. Não é recomendada a repetição, já que o vírus sobrevive em algumas superfícies e tecidos por horas e até 4 dias.

O uso de máscaras, agora, é recomendado para a população em geral, principalmente para quem tiver de utilizar transporte coletivo. Para não desabastecer o setor de saúde, dê preferência as de tecido, que precisam ser lavadas e trocadas em até 4 horas de uso.

Mantenha  distância mínima de 1,5 m, cobra boca e o nariz com lenço de papel ou com o antebraço para tossir ou espirrar, evite tocar no rosto e, se o fizer, lave as mãos antes e depois do ato. Tente, ao máximo, evitar contato com superfícies em locais públicos e, de novo, não sendo possível evitar, lave as mãos.

Álcool em gel continua indispensável. (Foto: Kisie Ainoã)
Álcool em gel continua indispensável. (Foto: Kisie Ainoã)

Risco - Levantamento feito pelo jornal O Globo, com base em estudo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) contabilizou 18 milhões de brasileiros mais suscetíveis à doença no Brasil.

Além das equipes que trabalham em hospitais, estão em risco considerável e devem ter cuidados redobrados os motoristas de ônibus, cozinheiros, vendedores, comissários de bordo e agentes funerários.

Para especialistas, os números evidenciam o desafio de flexibilizar as políticas de isolamento social em meio à ascensão da curva exponencial da Covid-19. Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.


Nos siga no Google Notícias