ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Para tratar tumor no cérebro, mãe tenta vaga em creche e não consegue

Fernanda Mathias | 01/06/2016 12:40
Luta contra o câncer continua; Juliana diz que conseguiu exceção na creche do São Julião (Foto: Arquivo Pessoal)
Luta contra o câncer continua; Juliana diz que conseguiu exceção na creche do São Julião (Foto: Arquivo Pessoal)

O drama de uma mãe que precisou de creche para deixar a filha de menos de um ano e dar continuidade ao tratamento contra um tumor cerebral revela o calvário de milhares de famílias que aguardam vagas na Capital.

Em outubro de 2015 começava a jornada de Juliana Érika dos Santos, de 29 anos, na batalha contra o câncer e depois de uma delicada cirurgia, com 42 pontos, realizada em março deste ano, o resultado da biópsia confirmava um tumor agressivo, que exigiria seguidas sessões de quimio e radioterapia ao longo dos próximos dois meses.

Para aumentar a angustia de Juliana, o dilema de não ter com quem deixar a pequena Maria Vitória, então com 10 meses. “Como vou fazer esse tratamento com duas crianças pequenas, sozinha sem uma ajuda? Procurei a Semed (Secretaria Municipal de Educação), levei exames, chorei por uma vaga temporária, mas nada. Tentaram cinco creches na região, mas não tinha vaga. Isso e revoltante, pois você cumpre todos seus papeis como cidadão e neste momento você não tem nada”.

A solução veio do Hospital São Julião, no qual Juliana trabalha há 5 anos e de onde está licenciada para o tratamento. “Não havia nem vaga, a irmã Silvia abriu uma exceção e minha filha está sendo muito bem cuidada”. O hospital fica na região onde mora Juliana. O filho mais velho, de 07 anos, já frequenta a escola. Nesta quarta-feira, ela completou a 19ª sessão de radioterapia e faltam 12 para que o tratamento termine. Depois Juliana pretende ficar em casa, com as crianças.

Para tratar tumor no cérebro, mãe tenta vaga em creche e não consegue

“Hoje me vejo na metade deste primeiro tratamento de choque combinado, que é a radioterapia e quimioterapia. O cabelo caiu. Sei que ainda tenho um caminho para percorrer, mas Deus e Jesus Cristo sempre estão e estarão ao meu lado. Fé, determinação, confiança, família e amigos. Agradecer todos os dias”.

A Prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que há uma forte demanda represada por vagas em creches. Hoje a fila é de 11,8 mil crianças. Não há prioridades para casos como de Juliana.

Hoje (01) o Ministério do Desenvolvimento Social informou que municípios que atendem crianças de até quatro anos com deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) passarão a ter apoio financeiro da União para ampliar a oferta em creches públicas e conveniadas.

O apoio financeiro será destinado para as prefeituras que ampliarem o número de matrículas em creches para crianças de 0 a 48 meses, beneficiárias do Bolsa Família, ou que tenham aumentado a cobertura de crianças beneficiárias do BPC.

Nos siga no Google Notícias