ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Passeata de grevistas tem tumulto no trânsito, buzinaço e bananas

Aline dos Santos e Paula Maciulevicius | 09/08/2012 10:44

Sem policiamento, a confusão tomou conta da avenida Afonso Pena

Mobilização causou tumulto nesta quinta-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Mobilização causou tumulto nesta quinta-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Buzinaço, reclamações e distribuição de bananas. Neste cenário, os servidores públicos federais em greve fizeram passeata pelo Centro de Campo Grande nesta quinta-feira. Sem policiamento, manifestantes e veículos dividiram espaço na avenida Afonso Pena. A passeata passou por cinco cruzamentos da avenida: Padre João Crippa, Pedro Celestino, Rui Barbosa, 13 de Maio e 14 de Julho.

Presidente do Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais), Lucivaldo Alves dos Santos afirma que o comando de greve solicitou auxílio da polícia de trânsito com 72 horas de antecedência. “A passeata ia sair 9h30, até saiu com atraso, mas a polícia não veio”, afirma.

Sem policiamento, a confusão tomou conta da avenida. O mecânico Dárcio Ede Ramos, de 33 anos, preferiu estacionar a moto, no cruzamento com a Pedro Celestino, e seguir a pé. “Atrapalha quem quer chegar ao trabalho. Tinha que ter polícia sinalizando para onde a gente tem que ir”, reclama.

“Cadê a polícia?”, se indagava o motorista José Gomes Neto, de 31 anos, em meio ao trânsito tumultuado. Não há consenso sobre o número de participantes, com estimativa de público indo de 400 a 800 pessoas.

Mobilização terminou com distribuição de bananas. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Mobilização terminou com distribuição de bananas. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Somente no fim da passeata, próximo a 14 de Julho, policiais militares que trabalham na região central auxiliaram na organização do trânsito. O desfecho do protesto foi na esquina da 14 de Julho e Barão do Rio Branco, com a distribuição de bananas. O ato faz parte de uma mobilização nacional para pressionar a União a negociar com os servidores.

O protesto reuniu servidores do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária de Colonização), Funai (Fundação Nacional do Índio), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) , Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ministério da Agricultura, Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e PF (Polícia Federal).

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da PM (Polícia Militar) e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias