ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pavimentação e drenagem avançam em sábado de obras no Nova Campo Grande

Hoje os trabalhos se concentraram na Rua 50, transversal à Amaro de Castro Lima

Adriano Fernandes | 26/06/2021 17:49
Máquinas durante a execução das obras no Nova Campo Grande. (Divulgação)
Máquinas durante a execução das obras no Nova Campo Grande. (Divulgação)

Foram iniciadas neste sábado (26) as obras de pavimentação asfáltica do projeto que envolve a duplicação da Avenida Amaro de Castro Lima, uma das principais vias de acesso ao Bairro Nova Campo Grande. Hoje os trabalhos se concentraram na Rua 50, transversal à Amaro de Castro Lima.

O bairro tem quantidade de moradores estimada em 20 mil habitantes, que esperavam a chegada do asfalto há mais de 30 anos. “Já nem acreditava que este dia chegaria. Tantas administrações entravam e saíam ser olhar nosso bairro, que havíamos perdido a esperança de que esse dia chegaria”, admite a dona de casa Maria Conceição, que ao longo das últimas décadas conviveu com a poeira na estiagem e o barro quando chove.

Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Martinez, nos dois trechos sob o asfalto foi necessário implantar um sistema complexo de drenagem, com rebaixamento do lençol freático, colocação de um colchão drenante (uma estrutura de pedras), tubulação e dreno, um sistema de escoamento no formato de rede. O dreno, enterrado a 1,5 metro da superfície, vai captar a água do lençol freático e escoar até as bocas de lobo, e daí chegar a tubulação de drenagem.

Em regiões como essa do Nova Campo Grande, basta perfurar um metro, para que a água venha para superfície. "É uma tecnologia inovadora que está sendo usada pela primeira vez na Capital. Sem este investimento, numa chuva mais forte, a enxurrada levaria o aterro e arrastaria o asfalto”, explica o superintendente.

Em todo o bairro , nesta primeira etapa das obras estão projetados 12,7 km de tubulação convencional, sendo 6,7 km de drenos geocompostos, acompanhando o meio fio. Toda a enxurrada captada será escoada para o Córrego Imbirussu pela tubulação que está sendo implantada na Avenida 7 e nos 640 metros de drenagem que começa na Rua 52 , margeia por 640 metros a Avenida Duque de Caxias, passa sob o pontilhão na ferrovia até as margens no trecho do Imbirussu, já na Vila Popular.

O que foi feito - Além da drenagem as obras do Bairro Nova Campo Grande, também foi iniciado o recapeamento da outra pista da Avenida Amaro Castro Lima, já asfaltada. Foram pavimentados os novos acessos ao Polo Empresarial Oeste pelas Avenidas Solon Padilha (desde rotatória com a Jamile Nahas), Annes Salim Saad e um trecho do prolongamento da Avenida 7 até uma das cabeceiras da ponte de 40 metros sob o Imbirussu.

Já foi feita a sondagem, colocadas as estacas da ponte que começa a ser construída nos próximos dias. A Avenida 7, que atravessa o Nova Campo Grande e o Jardim Carioca, servirá de acesso ao polo empresarial Oeste, onde trabalham 2 mil pessoas, boa parte residente na região. O trajeto , que hoje é feito pela Avenida Duque de Caxias, será encurtado em 6 km.

No Nova Campo Grande está programada a pavimentação de 24 ruas, que somam uma extensão de 24 km, além de 9 km de recapeamento.





Nos siga no Google Notícias