ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Peritos papiloscopistas pedem derrubada de veto presidencial

Jéssica Benitez | 01/09/2013 10:52
Papiloscopistas protestam no centro da Capital (Foto: João Garrigó)
Papiloscopistas protestam no centro da Capital (Foto: João Garrigó)

Pouco mais de 30 peritos papiloscopistas se reuniram no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, para reivindicar a derrubada do veto presidencial 30/2013 ao PLS 244/09, que declara em lei que tais profissionais também são peritos oficiais. O movimento ocorreu hoje pela manhã em todas as capitais brasileiras.

A presidente da Sinpap (Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul), Vandra Jacques, explicou que na pratica a classe trabalha de forma atuante na pericia e já auxiliou a resolver inúmeros crimes, mas juridicamente a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), impediu o reconhecimento dos trabalhadores.

No próximo sábado (07) outro movimento deve ocorrer nas principais cidades brasileiras. A votação do veto está previsto para o dia 17 de setembro. Nesta data alguns papiloscopistas devem ir para Brasília acompanhar o desfecho do impasse no Congresso Nacional. Em Mato Grosso do Sul são 160 profissionais em busca de reconhecimento legal.

Ocupação – O papiloscopista é especialista por produzir milhares de laudos que revelam autoria de crimes, identificam cadáveres de indigentes, de vítimas de desastres de massa e até torturados políticos.

“Temos resolvido casos de grande repercussão como o furto ao Banco Central de Fortaleza, dentro outros. Só não são mais conhecidos porque costumam ser chamados de peritos criminais e não por sua especialidade”, esclareceu em nota o presidente da Federação de Peritos papiloscopistas, Antônio Maciel.

Nos siga no Google Notícias