ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Pesquisa procura voluntários para testar impactos da vacina contra o HPV

Entre 12 e 16 de setembro, jovens também poderão fazer testes de ISTs gratuitos na UFMS

Gabrielle Tavares | 08/09/2022 17:40
Paliteiro da UFMS. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Paliteiro da UFMS. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Pesquisa procura voluntários entre 16 a 25 anos para um estudo que avaliará o impacto da vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano). O projeto é do Ministério da Saúde e na Capital, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) será responsável pela coleta entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde, realizada em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

No mesmo período, também serão ofertados testes rápidos para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Pessoas de qualquer idade podem procurar a Clínica Escola Integrada da UFMS, entre às 13h e 16h.

O estudo define uma meta para cada região brasileira e a expectativa é realizar uma coleta significativa em Campo Grande. A professora do curso de Enfermagem da UFMS, Luciana Contrera explicou que a pesquisa também é importante para a conscientização sobre a doença.

“O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres e 99% dos casos estão ligados à infecção genital por HPV. Envolve coleta de amostras biológicas para rastreamento de HPV em jovens de ambos os sexos”, relatou.

Para participar do projeto, os jovens devem fazer o pré-agendamento pelo telefone da Clínica Escola, pelo número (67) 3345-7968. A ação ocorrerá das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.

Nos siga no Google Notícias