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Capital

Pesquisa vai avaliar abrangência de campanha sobre uso do cinto de segurança

Passageiros de ônibus e vans responderão questionário sobre abrangência da iniciativa do Governo Estadual.

Anahi Gurgel | 03/04/2017 20:56
Pesquisa vai avaliar abrangência de campanha sobre uso do cinto de segurança
Ténico da Agepan aplica questionário em passageiro durante viagem intermunicipal. Repercussão de campanha informativa será avaliada. (Foto: Divulgação)


A partir desta segunda-feira (03), a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), fará um levantamento para avaliar o alcance e impacto da campanha Abrace essa Ideia, #useocinto, lançada em dezembro de 2016 com o objetivo de orientar passageiros que viajam pelas estradas de Mato Grosso do Sul.

A nova etapa da avaliação acontece dez dias após uma pesquisa-piloto, feita no último dia 23 no Terminal Rodoviário de Campo Grande, técnicos da agência reformularam o método de aplicação do questionário e iniciaram a pesquisa efetiva para identificar a repercussão da campanha em dez cidades-polos. A mobilização vem ocorrendo nos terminais de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Jardim, Três Lagoas, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Chapadão do Sul e Rio Verde.

A meta da campanha informativa é incentivar uma mudança de comportamento nos passageiros, uma vez que, estatisticamente, apenas 2% dos viajantes de ônibus ou micro-ônibus se preocupavam em usar o cinto de segurança, segundo pesquisa que embasou a iniciativa.

Além de responderem a questionamentos sobre o hábito e preocupação em usar o cinto, os passageiros têm acesso a panfletos, cartazes, faixas, banners estão sendo distribuídos por todo o Estado.

Esse monitoramento da Agepan também abrange a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de transporte rodoviário, bem como o cumprimento de obrigações. Aos passageiros, são feitas perguntas para verificar se os motoristas alertam sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, se nas poltronas há adesivo de informação sobre o equipamento, se vídeos da campanhas estão sendo transmitidos e sobre o estado de conservação dos cintos.

“É importante que o passageiro participe, respondendo o questionário. Essa campanha está sendo feita para ele, e queremos avaliar se o trabalho está atingindo o objetivo de fazer com que todos compreendam o quanto o uso do cinto faz diferença para uma viagem segura”, explica a assessora de Relações Institucionais da Agepan, Silvia Hafez.

A campanha tem as parecerias do Governo do Estado, Polícia Rodoviária Federal; Procuradoria da República/MS; Observatório Nacional de Segurança Viária; Agência Nacional de Transportes Terrestres e CCR MSVia.

Orientações e alerta – Durante a campanha, são repassadas aos passageiros de ônibus e vans orientações como o objetivo do cinto de segurança, que é manter a pessoa segura na poltrona; os riscos do passageiro ser arremessado para fora do veículo; o peso da pessoa que, com o impacto e sem o equipamento, pode aumentar até 5 vezes; e chances de sobrevivência com o cinto de segurança, que é de 7 vezes maior.

Também são feitos alertas para passageiros de carros de passeio, ressaltando a obrigatoriedade do uso do equipamento durante toda a viagem, o que pode significar a diferença entre sair ileso e se machucar com gravidade ou até perder a vida em um acidente.