ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Pichado no início do ano, monumento dos Desbravadores é recuperado

Renata Volpe Haddad | 28/01/2016 17:46
O monumento localizado na Av. Fernando Côrrea da Costa foi recuperado pela prefeitura. (Foto: Mário Bueno/ Divulgação)
O monumento localizado na Av. Fernando Côrrea da Costa foi recuperado pela prefeitura. (Foto: Mário Bueno/ Divulgação)

O monumento Carro de Boi localizado em frente ao Horto Florestal, pichado por vândalos no início de janeiro com tinta verde, foi recuperado pela Prefeitura de Campo Grande. Conforme o Executivo Municipal, a restauração foi feita com recursos próprios e por funcionários da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).

Segundo o chefe da Guarda Municipal da Capital, Valdecir de Lima Soares, as operações de fiscalização no local foram intensificadas. “Estamos com operações nos bairros e na região central para coibir as pichações nos muros e prédios. São operações surpresas. Para obter resultados não estamos avisando os locais das operações Bairro Seguro”, informa.

O Executivo Municipal alega que atos como este causam prejuízos e impossibilitam investimentos em diversos setores da Prefeitura.

No país, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar ou depredar prédios e ambientes públicos.

De acordo com a Lei nº 12.408 de 2011, se o ato de pichação for realizado em monumento ou prédio tombado em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.

Nos siga no Google Notícias