ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Placa de "aluga-se" some de imóveis para evitar ladrões de fiação

Imobiliárias agora colocam a placa, postam a imagem na internet e depois tiram para evitar arrombamentos

Izabela Cavalcanti | 08/08/2022 13:48
Imóvel comercial ainda tem placa de aluga-se no Bairro São Francisco. (Foto: Arquivo)
Imóvel comercial ainda tem placa de aluga-se no Bairro São Francisco. (Foto: Arquivo)

Com o aumento de furtos em residências, imobiliárias têm optado por retirar as placas de “aluga-se” de alguns imóveis. Elas viraram chamariz para os ladrões, por estarem vazias. Sem móveis e outros objetos de valor para levar, o alvo acaba sendo fios, torneiras, e qualquer outro material de alumínio ou ferro.

O gerente comercial da imobiliária Formato, Fernando Catalano, confirma estabelecimento tem optado pela prática. No ano passado foram 23 invasões, neste ano, o número passou para 40, segundo ele.

“Muitos anos já observamos isso. Em alguns casos, a própria imobiliária que orienta para não colocar placa no imóvel para evitar qualquer surpresa.”

Ainda de acordo com Catalano, antes, a maioria dos proprietários não concentia, mas agora, eles concordam quando a imobiliária sugere.

“No nosso caso, sempre houve a sugestão, quando a gente entende que o imóvel tem muito risco. Alguma casa que tiver a energia ligada, a gente pode pedir para monitorar. Mas o imóvel que tiver com água e energia desligada, tem se evitado colocar placa”, pontua.

Na Canale Imóveis, a situação é a mesma, diz o gerente de locação, Artur Moreira. “Dependendo da locação, do bairro, nós não estamos colocando a placa. Com as pessoas dentro de casa, eles [ladrões] estão entrando, imagina sem ninguém”, explica. Neste ano, foram seis imóveis invadidos.

Há um ano e meio, a imobiliária Nova House tem trabalhado da mesma forma. “Nós sempre conversamos com os proprietários antes. Se for casa de esquina, que não tem cerca elétrica, por exemplo, nós falamos para o proprietário. A gente não tem como garantir nenhum tipo de segurança nesse sentido”, disse a gerente de locação, Vera Benitt.

Em alguns relatos recebidos pelo estabelecimento, os ladrões roubaram até hidrômetros.

Para divulgar, a empresa coloca a placa de “aluga-se”, tira foto para divulgar nas redes sociais e depois retira o informativo.

O Creci-MS (Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª Região de Mato Grosso do Sul) informa que não recebeu os relatos da categoria, formalmente, mas fica a critério de cada imobiliária trabalhar dessa forma para evitar qualquer imprevisto.

Nos siga no Google Notícias