ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Capital

PM lança campanha para tornar hediondos crimes contra agentes da lei

Aline dos Santos | 12/01/2013 16:41

A PM (Polícia Militar) lança na próxima segunda-feira a campanha “Reaja Brasil”. O objetivo é aumentar a pena dos crimes cometidos contra servidores da segurança pública, guardas municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e agentes do sistema penitenciário.

Conforme o site de notícias do governo, a agravante também incide quando o crime é praticado contra cônjuge, ascendente, descendente, irmão, tio ou sobrinho na intenção de intimidar o servidor.

O lançamento da campanha, às 15h, no auditório do Comando-Geral, contará com a presença da família dos universitários Breno e Leonardo, vítimas de latrocínio no ano passado, e do deputado estadual, major Olímpio Gomes.

O movimento começou em São Paulo. A proposta inclui como agravante genérica no Código Penal o fato de o crime ter sido praticado contra agentes de segurança e da Justiça. Ainda dobra a pena do crime de constrangimento ilegal (dois a oito anos) e aumenta de 1/3 a 2/3 o de ameaça (oito meses a três anos e oito meses).

O principal foco é a transformação em hediondo dos crimes de homicídio e lesão corporal, tentados ou consumados, praticados contra profissionais.A intenção é que a progressão do regime ocorra apenas após o cumprimento de 4/5 da pena.

A proposta é de iniciativa popular e para ser levada ao Congresso Nacional precisa ser assinada por 1% do eleitorado nacional, distribuído em pelo menos cinco Estados, com assinatura de no mínimo 0,3% dos eleitores de cada um. A estimativa é que sejam necessárias 1,4 milhão de assinaturas.

Nos siga no Google Notícias