ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Polícia fecha rinha e apreende 90 galos de briga em casa no Nova Lima

Bichos estavam em gaiolas apertadas e bastante machucados; homem foi multado em R$ 45 mil

Jones Mário | 27/06/2020 20:29
Galos apreendidos estavam machucados, sem as esporas, e sob maus tratos (Foto: Divulgação/PMA)
Galos apreendidos estavam machucados, sem as esporas, e sob maus tratos (Foto: Divulgação/PMA)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o 9º Batalhão da PM fecharam local usado para rinha de galos em casa no Bairro Nova Lima, extremo norte de Campo Grande, na tarde deste sábado (27). No local, policiais encontraram 90 galos de briga, todos mutilados.

Conforme divulgou a polícia, homem de 40 anos se apresentou como proprietário do local e disse aos agentes que criava os galos para exportar à Bolívia, onde seriam usados em rinhas. Porém, policiais encontraram estrutura ampla e indícios de que a rinha funcionava ali mesmo, na casa do rapaz.

Foram apreendidas várias esporas, biqueiras artificiais, seringas, remédios, capas para transporte dos galos e gaiolas extremamente apertadas, onde os animais eram mantidos. As jaulas de madeira restringiam movimentos, privavam os bichos de luz solar e de circulação adequada de ar.

Chovia no momento da batida e os galos que estavam em gaiolas de ferro ficavam expostos às precipitações.

Os 90 galos apreendidos são da espécie Gallus gallus domesticus, o famigerado galo-índio. A PMA constatou animais com ferimentos na crista e no peito. Todos eles estavam mutilados, com as esporas cortadas. Algumas das esporas foram encontradas no local, o que, para a polícia, indica o emprego dos animais em rinhas.

O homem de 40 anos foi levado à delegacia de Polícia Civil na Capital e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. A PMA ainda aplicou multa de R$ 45 mil contra o rapaz.

Os galos e as gaiolas ficaram com o homem, como fiel depositário, uma vez que não havia local adequado para armazenagem. Ele deve manter tudo como está, sob pena de prisão e nova multa ambiental.

Nos siga no Google Notícias