ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Polícia prende integrante de “facção mirim” suspeito de três mortes

Aline Queiroz e Viviane Oliveira | 24/03/2011 19:19

Adolescente se envolveu também em briga de gangue que matou menina com bala perdida

Adolescente conta calmamente os crimes que cometeu. (Foto: João Garrigó)
Adolescente conta calmamente os crimes que cometeu. (Foto: João Garrigó)

Integrante do PCP (Partido da Comunidade do Panamá), um adolescente de 17 anos está apreendido e confessou ter praticado três homicídios, além de cinco tentativas. A Polícia também aponta envolvimento do garoto no tiroteio que terminou com a morte de Vanessa Leite Arqueley, 14 anos. A menina estava em uma pizzaria na Vila Santa Carmélia, em Campo Grande, quando integrantes de gangues trocaram tiros e ela acabou atingida por uma bala perdida.

Este crime foi em outubro de 2007 e, de lá para cá, a ficha criminal do infrator só aumenta. Ele já esteve em duas “temporadas” na Unei (Unidade Educacional de Internação), não se arrepende dos crimes e nem tem medo da morte.

“Me arrepender para que? Todas as pessoas que eu matei eram vagabundas e mereciam morrer”, disse esta tarde o garoto, que está apreendido na Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).

Ele nega que tenha efetuado o disparo que resultou na morte de Vanessa. Na versão dele, os amigos da gangue que integra trocaram tiros com rivais e uma bala atingiu Vanessa.

A delegada explica que ele foi responsabilizado pelo crime porque teve participação indireta.

Fútil - A delegada titular da Deaij, Maria de Lourdes Cano, explica que todos os crimes que o adolescente admite ter praticado foram por motivos fúteis.

Um pedreiro foi assassinado a tiros porque “mexeu” com a namorada do adolescente quando o casal passava em uma obra. No entanto, ele afirma que não tinha a intenção de matar, mas sim, dar um tiro nas nádegas.

Em 29 de dezembro do ano passado ele matou Fabiano Ozório Pereira, 24 anos, o “Lambari”. O crime ocorreu no Bairro Manoel Taveira.

Crime recente - Desta vez, o adolescente foi apreendido porque matou Cléber de Oliveira Teles, 26 anos, na saída do Clube Ypê, no Bairro Coronel Antonino, na madrugada de 13 de março. O adolescente foi capturado em casa, no Bairro Santa Carmélia, ontem.

Ele conta que o alvo era um amigo da vítima e, como ele não foi encontrado, Cléber acabou assassinado.

Depois da morte, o verdadeiro alvo recebeu ameaças pela página de relacionamentos Orkut. O garoto revela que apenas espera ganhar a liberdade para matar o rival.

A apreensão do adolescente não agradou ao pai, o pintor de 55 anos que terá o nome preservado para que o infrator não seja identificado.

“Unei é a escola da malandragem. Quem vai para lá volta pior ainda”, diz. Ele garante que o filho é bom e tem apenas um problema: não gosta de estudar.

O pai do garoto justifica as ações do filho, que também é apontado como autor de cinco tentativas de homicídio, uma delas, que deixou um rapaz paraplégico. “Ele (uma das vítimas) entrou em casa e quebrou tudo”, pondera.

Dificuldade – A delegada enfatiza a dificuldade que a equipe de investigação teve para esclarecer todos os crimes. “Ele estava apreendido por um crime”, completa.

Segundo Maria de Lourdes, o garoto foi identificado pelo modo de agir. “Pela frieza a equipe percebeu que não era o único homicídio e tem roubo também”, destaca.

Outro passo foi localizar as testemunhas, que nem sempre querem falar. O adolescente deve ser levado ainda hoje à Unei.

Nos siga no Google Notícias