Brasil conquista o bronze no Mundial com atleta de MS no elenco
A seleção conseguiu um lugar ao pódio com destaque para Gabi, que foi a maior pontuadora da partida
Brasil vence o Japão e encerra participação no Mundial de Vôlei com a medalha de bronze. Entrando em quadra durante a competição, a sul-mato-grossense Lorena Vietzel fez parte da campanha que levou a seleção brasileira ao pódio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a medalha de bronze no Mundial após vencer o Japão por 3 sets a 2, em uma partida emocionante. A sul-mato-grossense Lorena Vietzel, atleta do Flamengo, integrou o elenco e contribuiu durante a competição, especialmente na vitória contra a França na fase de grupos. A capitã Gabi foi o grande destaque da partida final, marcando 35 pontos, e foi escolhida para a seleção do torneio. Esta é a sexta medalha do Brasil em Mundiais, somando quatro pratas e dois bronzes em 18 participações. Lorena, natural de Ponta Porã, também acumula medalhas de prata na Liga das Nações e nos Jogos Pan-Americanos do Chile.
A disputa do 3º lugar aconteceu na manhã deste domingo (7). A seleção derrotou o Japão por 3 sets a 2, em um duelo eletrizante, com parciais de 12/25, 17/25, 25/19, 29/27 e 16/18.
- Leia Também
- Com atleta de MS pontuando, Brasil vence França de virada no Mundial de Vôlei
- Com atleta de MS no elenco, seleção de vôlei encara a França no mundial feminino
As brasileiras atropelaram nos dois primeiros sets, com o brilho de Gabi, que foi a maior pontuadora da partida, com 35 pontos.
Júlia Bergmann foi a segunda maior pontuadora do Brasil com 13 pontos (12 ataques e um bloqueio), seguida por Rosamaria, que marcou 11 pontos, com oito ataques e três bloqueios.
Júlia Kudiess (10), Diana (9), Kisy (6) e Roberta (4) também pontuaram na vitória brasileira.
A central Lorena, natural de Ponta Porã, não entrou em quadra na disputa pela medalha de bronze; porém, durante o mundial, a jogadora do Estado contribuiu na vitória de virada da seleção brasileira por 3 sets a 2 contra a França, jogo que aconteceu no dia 24 de agosto ainda na fase de grupos da competição.
De acordo com as estatísticas do Mundial de Vôlei, Lorena marcou três pontos no confronto contra as francesas, sendo dois pontos de ataque e um de bloqueio.

Esta medalha de bronze foi a sexta medalha conquistada pelo Brasil em 18 participações nas 20 edições já realizadas do Mundial. Agora, a equipe soma quatro pratas (1994, 2006, 2010 e 2022) e dois bronzes (2014 e 2025).
Destaque da campanha brasileira no Mundial, a capitã Gabi foi escolhida para a seleção do torneio.
A ponteira brasileira foi a segunda maior pontuadora da competição com 142 pontos e também se destacou nas estatísticas de recepção, aparecendo em terceiro lugar com 64 acertos.
Foi a segunda vez que Gabi recebeu esse prêmio, repetindo o feito de 2022, quando liderou o Brasil ao segundo lugar.
Carreira - Se destacando com grandes atuações pela Superliga de vôlei, Lorena vem figurando com frequência na lista de convocadas pelo treinador Zé Roberto e, com a seleção, além desta conquista no Mundial, também foi medalhista de prata da Liga das Nações realizada no Japão, no mês de julho.
A ponta-poranense também contribuiu para o vice-campeonato da seleção nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile.
A central é jogadora do Clube de Regatas do Flamengo e, na Superliga, é atualmente a sexta melhor atleta em bloqueios e ataques eficientes.