ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Policiais civis protestam na Afonso Pena cobrando promoção funcional

Categoria aguarda há mais de 300 dias a publicação da promoção funcional da categoria no DOE (Diário Oficial do Estado)

Kerolyn Araújo e Ronie Cruz | 27/03/2019 09:11
Com faixas e panfletos, policiais cobram a promoção funcional da categoria na Afonso Pena. (Foto: Ronie Cruz)
Com faixas e panfletos, policiais cobram a promoção funcional da categoria na Afonso Pena. (Foto: Ronie Cruz)

Mais de 50 policiais civis se reuniram no início da manhã desta quarta-feira (27) em um ato na Avenida Afonso Pena, no Jardim dos Estados, para cobrar do governo a publicação da promoção funcional da categoria no DOE (Diário Oficial do Estado).

Ao Campo Grande News, o presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) Giancarlo Miranda, explicou que a categoria está há mais de 300 dias aguardando a publicação. Esse atraso já afeta cerca de mil policiais em todo o Estado.

Segundo o sindicalista, ao ingressar na polícia, o servidor tem direito a essa promoção todo ano a partir do dia 31 de maio e o processo corre até o mês de setembro. No entanto, o processo do ano passado ainda não foi finalizado.

Presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda. (Foto: Ronie Cruz)
Presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda. (Foto: Ronie Cruz)

''Já temos um déficit salarial e o governo não tem programa de valorização. Essa promoção não é um aumento, é um direito que está previsto na Lei. É uma maneira do policial conseguir um salário maior'', defendeu. De acordo com o sindicato, a Polícia Civil do Estado é uma das melhores do país na resolução de crimes.

Conforme Giancarlo, a relação com os nomes dos policiais promovidos já está pronta e só falta a publicação.''Existe uma conversa de bastidor que a justificativa é que o governo já atingiu o limite prudencial, o que impede de aumentar esse custo. O sindicato está disposto ao diálogo, entende a situação do Estado, mas temos que valorizar esses homens e mulheres", disse.

Caso a publicação não seja feita, os policiais civis poderão cruzar os braços no Estado. ''Hoje estamos fazendo a panfletagem, mas vamos paralisar'', ressaltou.

A reportagem pediu informações à Secretaria de Justiça e Segurança Pública, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. 

Nos siga no Google Notícias