ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Por falta de pagamento trabalhadores de asilo ameaçam entrar em greve dia 15

Daniel Machado | 10/04/2015 23:43
 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Profissionais da Associação Recanto São João Bosco – cuidadores de idosos, copeiros, cozinheiros, responsáveis pela alimentação especial, lavanderia, limpeza, e serviços gerais - aprovaram, em assembleia geral extraordinária, a paralisação por tempo indeterminado das atividades a partir de quarta-feira (15/04). O motivo é a falta de pagamento aos profissionais, a maioria está com dois meses de salários atrasados e sem previsão de quando os valores serão depositados. Alguns sequer receberam o salário de dezembro e o 13º.

Em março, os profissionais já haviam se mobilizado e expuseram a situação em que a categoria se encontra devido aos constantes atrasos salariais. De acordo com os trabalhadores, os representantes patronais alegam que os pagamentos não foram efetuados porque a instituição não recebeu o repasse da assistência social da prefeitura de campo grande e também por haver problemas na conta bancária da instituição.

A presidente do sindicato da categoria (SENALBA-MS), Maria Joana Barreto Pereira, explica que desde janeiro o sindicato busca diálogo com representantes da associação para sensibilizá-los sobre a necessidade dos trabalhadores receberem os salários no período previsto da Convenção Coletiva de Trabalho – até o 5º dia útil.

“Os profissionais já passam necessidade, tem funcionários que não têm sequer dinheiro para comprar gás e pagar as contas essenciais. É uma situação difícil que precisa ser solucionada o quanto antes. Tentamos ao máximo evitar a paralisação por se tratar de atendimento aos idosos, mas, não restou outra alternativa tendo em vista o descaso com os trabalhadores que precisam prover a sobrevivência de suas famílias”, explica a presidente Maria Joana Barreto Pereira.

Despejada - Antônia dos Santos, que trabalha na lavanderia do Recanto São João Bosco, diz que os atrasos salariais dificultam a sua sobrevivência. Mãe de 4 filhos, atualmente está com oito prestações e dois cartões de crédito em atraso. “Nos últimos meses a situação ficou péssima, além das contas que não consegui debitar fui despejada da casa onde moro porque não tenho como pagar o aluguel. A greve é a esperança de recebermos o quanto antes os nossos salários”, enfatiza.

Mãe de 4 filhos, Antônia dos Santos atualmente está com oito prestações e dois cartões de crédito em atraso. (Foto: Divulgação)
Mãe de 4 filhos, Antônia dos Santos atualmente está com oito prestações e dois cartões de crédito em atraso. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias