ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Posse de aprovados em concurso não acaba com déficit na Defensoria

Aliny Mary Dias | 09/12/2013 10:08
Dos 25 empossados, quatro irão atuar na Capital  (Foto: Marcos Ermínio)
Dos 25 empossados, quatro irão atuar na Capital (Foto: Marcos Ermínio)

A partir de hoje (9), Mato Grosso do Sul tem 25 novos defensores públicos. A posse dos aprovados ocorreu durante a manhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no entanto, os novos profissionais não foram suficientes para acabar com o déficit de defensores no Estado.

Conforme o corregedor-geral da Defensoria, Francisco Carlos Bariani, antes da posse a defasagem no setor era de 100 profissionais. Mesmo com os 25 aprovados, ainda são necessários 75 defensores para que as comarcas atuem com o mínimo necessário.

“Essa nova leva de defensores traz um ganho muito grande para o Estado, a população é a maior beneficiada, mas a defasagem ainda é grande. Com a falta de profissionais, os processos ficam mais lentos e o sistema prejudicado”, explica o corregedor.

Dos 25 aprovados no 16º concurso de provas e títulos, oito são mulheres e apenas quatro do total irá atuar em Campo Grande. No último concurso, 34 profissionais foram aprovados e os nove restantes devem ser chamados até março do ano que vem.

Sonho realizado - Mateus Augusto Suitana, 28 anos, é natural de Minas Gerais e se formou há 5 anos. Depois de ser efetivado como advogado da prefeitura de Belo Horizonte, o jovem passou a almejar a Defensoria Pública como objetivo profissional.

Mateus é de Minas Gerais e vê na aprovação a concretização de um sonho (Foto: Marcos Ermínio)
Mateus é de Minas Gerais e vê na aprovação a concretização de um sonho (Foto: Marcos Ermínio)

“Hoje é a concretização de um sonho para mim e para outros tantos colegas. Eu me dediquei durante bastante tempo e agora poderei atuar na defensoria”, explica.

Sobre o déficit de profissionais, Mateus acredita que os novos aprovados poderão fazer parte de uma força-tarefa. “Todos nós viemos para somar e não vamos medir esforços para que a situação melhore”.

Com os novos defensores que tomaram posse, atualmente Mato Grosso do Sul possui 177 profissionais. Das 54 comarcas do Estado, 25 delas não possuíam defensores antes da efetivação dos novos advogados.

Nos siga no Google Notícias