A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

21/09/2012 19:19

Praça Ary Coelho será reinaugurada neste sábado com presente de Trad Filho

Nyelder Rodrigues
Agora praça será cercada por grades, e contará cinco entradas. Praça vai funcionar das 5h às 22h (Foto: Divulgação)Agora praça será cercada por grades, e contará cinco entradas. Praça vai funcionar das 5h às 22h (Foto: Divulgação)

A Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, será reinaugurada neste sábado (22), a partir das 17h30. O prefeito Nelson Trad Filho vai participar da solenidade, que contará com queima de fogos.

Parte da programação de comemoração do aniversário de 113 anos da Capital, a entrega da praça revitalizada exibirá a nova iluminação, parquinho com piso sem areia e o chafariz com fonte de água, construído com sistema de iluminação e sonorização conforme padrões internacionais.

Agora cercada por grades, a praça terá cinco entradas, sendo que cada esquina terá uma. O horário de abertura dos portões será às 5h, e o fechamento às 22h. A praça também terá internet móvel gratuita.

Além disso, uma academia ao ar livre foi construída para os idosos, assim como também um local reservado com mesinhas de dama e xadrez, já que o centro é uma das regiões da cidade com a maior concentração de população idosa.

Outra novidade na praça será o calçamento, cobrindo 10 mil metros quadrados, e os banheiros reformados, que ficam embaixo do novo coreto, que retoma a história do local. Já a manutenção do local contará com a ajuda do banco HSBC, por meio do Programa de Parceria Municipal (Propam).

História - O local onde hoje está a Praça Ary Coelho é um ponto histórico de Campo Grande. Lá, foi criado o primeiro cemitério da cidade, quando ainda era Arraial de Santo Antônio.

Em 1909, o local tornou-se praça, e em 1913, recebeu o nome Praça 2 de Novembro. Já em 1915, nova mudança de nome, desta vez para Praça Municipal. No ano de 1922, foi construído o coreto e a pérgola, e três anos depois, foi feito o Pavilhão do Chá.

Assassinado em 1952 em Cuiabá, o ex-prefeito de Campo Grande, Ary Coelho, foi homenageado e deu nome a praça depois de dois anos. Em 1957, a Biblioteca Municipal também foi para o ponto.

Desde então, as reforças foram diversas na praça, com a substituição do coreto pela fonte luminosa e, nos anos 70, a criação do parquinho. Em 1996, houve outra reconfiguração do local, com reformulação dos canteiros e outras mudanças.



Cadê os bancos da praça?
 
Heliana Camaxo em 22/09/2012 06:15:05
Que Ótimo! essa praça fez parte da vida de muitos como eu, e merecia mesmo uma " cara nova". Já que almejamos sempre lugares bonitos, novos e limpos em nossa capital, cada um de nós devemos fazer a nossa parte cuidando e mantendo este patrimônio, sempre limpo, cuidado e INTACTO, afinal a praça faz parte dos pontos turísticos da capital! Fica a dica aí galera.
 
Fabiana Rocha em 21/09/2012 07:59:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions