ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito pede cautela antes de romper com a investigada Itel

Thiago de Souza | 30/07/2015 22:34
Itel Informática mantinha contratos milionários com o poder público (Foto: Fernando Antunes)
Itel Informática mantinha contratos milionários com o poder público (Foto: Fernando Antunes)

O Prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte disse, na noite desta quinta-feira (30), durante lançamento da campanha Coração Azul, em Campo Grande, que o pedido de encerramento do contrato com Itel Informática, empresa envolvida na Operação Lama Asfáltica, deflagrada pela Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal e Ministério Público Federal, está nas mãos da PGM (Procuradoria Geral do Município), que deve anunciar a decisão dentro de alguns dias. A revogação do contrato com as empresas suspeitas de envolvimento em esquema criminoso de desvio de recursos públicos, também atende recomendação do Ministério Público Estadual.

O prefeito ressaltou que é preciso ter cuidado para que, o cancelamento do contrato com a Itel, empresa de João Baird, não comprometa os serviços prestados pela empreiteira.

A Proteco Engenharia, do empreiteiro João Amorim, já teve todos os contratos rompido com o município. Foram suspensos quatro contratos, que totalizam cerca de R$ 18,7 milhões, para execução de tapa-buraco, manutenção de estradas vicinais, execução de serviços de limpeza, reconformação de vias e fornecimento de revestimento primário.

Do valor total dos quatro contratos, cerca de R$ 7 milhões ainda faltam ser executados e, por conta dos cancelamentos, deixarão de ser pagos pela prefeitura. Por sua vez, os serviços devem ser paralisados.

Para sustentar a recomendação, o MPE afirma que Amorim, dono da Proteco, e João Roberto Baird, proprietário da Itel, têm relação com Elza Cristina Araújo dos Santos, apontada como tesoureira da organização criminosa. Além disso, as duas empresas têm vínculos com uma companhia holandesa.

Nos siga no Google Notícias