A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/03/2013 19:18

Prefeito procura MPE para derrubar reajuste de professores

Nícholas Vasconcelos
Reajuste de salário foi aceito em assembleia na ACP, no ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)Reajuste de salário foi aceito em assembleia na ACP, no ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)

O prefeito Alcides Bernal (PP) encaminhou uma representação ao MPE (Ministério Público Estadual) para tentar derrubar o reajuste de 22,22% concedido pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) aos professores municipais de Campo Grande.

De acordo com o vereador Paulo Pedra (PDT), membro da comissão de Justiça da Câmara, o pedido foi apresentado pelo procurador jurídico Luiz Carlos Santini, questiona a legalidade do reajuste.

“Ele (Bernal) diz que a Lei não previa o impacto na folha de pagamento”, comentou Pedra. No Facebook, Pedra disse que o sindicato da categoria e os professores tomem providências para impedir o veto ao aumento de salário.

A Lei 5.060 de abril de 2012 estabeleceu que o reajuste dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) fosse dividido em três parcelas. A primeira, de 7% foi paga no dia 1º de maio, a segunda semelhante no dia 1º outubro e a terceira de 8,22%, que foi estabelecida no dia 1º de dezembro.

Os valores têm o objetivo de cumprir a Lei nacional do piso salarial dos professores, que define o piso salarial da categoria em R$ 1.567 em todo Brasil para 20 horas semanais. Atualmente, o salário base na Capital é de R$ 1.191,02.
Para que o piso seja alçando, é necessário integrar um novo reajuste de 24% a partir deste ano.

Segundo o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves, o departamento jurídico da entidade ainda vai se inteirar da medida, mas adiantou que a categoria vai questionar o veto ao reajuste já concedido no ano passado.

Ele lembrou que Bernal sabe da reivindicação da categoria pelo piso salarial. “No dia 18 de setembro tivemos um debate com o Bernal então ele já sabia do pleito da categoria.”, disse.

Marques disse ainda que o compromisso de reajuste é com a ACP e todos os seis mil trabalhadores que desejam a jornada de 20 horas.

Sobre o valor questionado, o dirigente entende que o novo prefeito tem a obrigação de cumprir o que foi deixado pela gestão anterior. “Se tem um acordo, como nós tivemos, ele não pode deixar de ser cumprido no fim de um mandato”, questionou.

Hoje, a ACP entregou um pedido de negociação com o prefeito para discutir a aplicação do novo reajuste e com isso o cumprimento da Lei do Piso, mas ainda não teve retorno.



E o Bernal ? continua fazendo o que ele sabe fazer melhor "NADA" . Não fez nada como vereador, não fez nada como deputado estadual. a unica coisa que ele sabe fazer é falar por isso é um bom radialista. Mas a culpa não é do Bernal pois a ficha profissional não era segredo os 270 mill eleitores votaram conscientes que seria uma administração chula. O voto era livre agora não adianta ficar pelos cantos reclamando.
 
carlos oliveira em 06/03/2013 21:59:08
O que mais me envergonha além de toda esta barbaridade que está sendo feita pelo atual prefeito, são esses professores que não sabem nem escrever!!!!! O dicionário esta ai para todos use a tecnologia a seu favor e consulte as palavras antes de escrever!!!! me envergonho como PROFESSORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
 
ANDRÉA LIMA GONÇALVES em 06/03/2013 21:54:32
É,agora é tarde.........todos nós vamos pagar por uma escolha, ''talvez'' mas ainda torço muito para que o Sr Prefeito tome rumo da sua adm,vamos todos rezar muito, mais muito mesmo para que tudo se resolva.....pois,nao temos tempo para picuinha,Prefeito , faça valer seus 250.000,oo votos, ou o Sr, manda...ou manda............................ ou pede ajuda para Governador . Prefeito, seja humilde, não ignore seus eleitores!!!!!!!!!
 
alfredo jorge rocha em 06/03/2013 21:46:20
Agora aguentem!!! Todos vocês que votaram no Bernal merecem passar por isso!!! Inclusive você Edimara Gomes!!!

Sou a favor de IMPEACHMENT para o BERNAL!!!!
 
Vinícius Gomes em 06/03/2013 21:43:51
Uai so! O Bernal esqueceu do debate onde ele disse " Professores concordo com tudo que vocês quiserem" Memoria curta desse Bernal hein... Se derrubar nosso aumento terá que derrubar o aumento dos vereadores pois faremos protesto! Pode crer irmão!
 
Maria Lucia em 06/03/2013 21:38:45
Senhores Professores, sabem onde foi o erro? Foi quando em Assembléia realizada na ACP discutíamos sobre o aumento salarial e na votação aceitaram o pagamento de 3 parcelas em 2012 e o restante para o futuro Prefeito.Lembro-me como se fosse ontem,no microfone,um Professor dizendo que deveríamos aceitar esta proposta de 3 parcelas + 1 no ano seguinte do que não ter nada e caso o eleito não desse este aumento que nós fossemos a luta.Então...Vamos a luta e ser mais racional na hora de votar nas Assembleias da ACP.Antes,os comisionados saiam da SEMED para fazer volume na ACP e aprovar tudo a favor do antigo prefeito,prejudicando a maioria da categoria,mas agora o calo aperto em muito sapato e sejamos pelo menos uma vez por nós.GREVE GERAL se não for dado aumento.
 
Otavio Duarte em 06/03/2013 20:39:07
Esse homem enlouqueceu? Tarrachi desorientado!
 
hélade dorneles em 06/03/2013 20:30:50
Se acha que não dá pra pagar, que o prefeito renuncie ao salário que ele não queria receber e entre na justiça para rever os 60% de aumento dos vereadores.Acho que só irão valorizar o professor quando não existirem mais pessoas dispostas a formar cidadãos com uma miséria de SALÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Ana Carolina Lopez em 06/03/2013 20:26:34
POR QUE ESTE PREFEITO SEM VERGONHA NÃO ENTROU COM UM PEDIDO NO MINISTÉRIO PUBLICO PARA IMPEDIR O REAJUSTE DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES QUE FOI UM ABSURDO!
 
Rafael moslaves em 06/03/2013 20:19:02
Caro Prefeito, seja mais sábio. A sede de poder é muito prejudicial a qualquer pessoa, especialmente, àquela investida de um cargo público, como o seu. Use seu tempo para propor e realizar obras que tragam benefícios para nossa cidade e nossa gente, ao invés de gastá-lo tentando macular o trabalho de um prefeito visionário e trabalhador como Nelsinho Trad.
 
Soila Rodrigues Ferreira Domingues em 06/03/2013 19:50:01
Beeeem Feeeeito ! E o slogan nos outdoors ainda diz : " O povo em primeiro lugar".
Ah, entendi...,os professores não pertencem ao povo..., Beeem Feeeito !
 
arnobio luiz em 06/03/2013 19:11:41
Como a população pode cassar o mandato do prefeito..
Descumprimento de promessa eleitoral e impopularidade não são motivos de cassação de mandato
Existe três hipóteses de perda do mandato do prefeito municipal

A primeira, é a perda do cargo declarada pela Câmara Municipal, se o prefeito vier a cometer alguma infração-político-administrativa, prevista no Decreto-Lei nº 201, após o processo de cassação, mediante a denúncia de qualquer cidadão

A perda do cargo declarada pela Justiça comum quando houver prática de crime ou ato de improbidade administrativa

E a terceira, mais rara, quando o prefeito municipal cometer algumas das infrações previstas na lei orgânica municipal (se vier a se ausentar do município por mais de 15 dias sem autorização da câmara municipal, por exemplo .
 
Paulo Marcos em 06/03/2013 19:03:03
Muitas categorias andam insatisfeitas com a nova Administração da Capital, mas com certeza tiveram participação maciça na eleição dos mesmos! É o tal efeito vai e volta. De nada adianta chorar o leite derramado. Todos queriam mudanças?! Eis elas ai... para pior!
 
Adriano Humberto Ferreira de Souza em 06/03/2013 17:22:16
Me desculpem queridos "bernalistas", mas estão vendo o que vocês fizeram? O "homem" não quer pagar nem o negociado em 2012 imagine como será a negociação de 2013? Teremos que iniciar uma luta do zero de novo, até ele entender que professor precisa de salário justo pra viver.
 
elizete iran de abreu silva em 06/03/2013 17:17:53
Mais um golpe na Educação Municipal, primeiro nosso caro prefeito deixou os professores coordenadores de tecnologias (PCTE), sem emprego e as salas de informática das escolas da REME fechadas por falta de professor, agora toma essa atitude de recorrer ao MPE para não cumprir a LEI DO PISO! Parabéns aos eleitores do Bernal.
 
Soraya Góes Lemos em 06/03/2013 15:34:54
Todos somos passíveis de erros e acertos, é do ser humano tacar pedras, jogar pimenta nos olhos dos outros.Também perdi benefícios porem não cuspo a cruz porque não elegemos um sato milagreiro prefiro tomar posição após primeiro ano de mandato, creio que é o mais sensato. E tem mais, vamos ser verdadeiros, ninguém votou no Bernal, será que se elegeu com força dos ventos?
 
Edimara Gomes em 06/03/2013 13:50:30
para os que votarão no Bernal kkkkkk 270 mil.

e ai pessoal vamos ficar de braços cruzados enquanto um delinquente desse apronta patifaria em nossa cidade esta na hora de tomar atitude.

vamos tirar este bernal.
 
Alexandre Alves em 06/03/2013 10:23:18
Cadê os Bernalistas? Ninguém????? Ele vai ter que se defender sozinho das burradas? Óhhh coitado , kkkkk
 
Fernando Almeida de Lima em 06/03/2013 09:38:17
Parabéns a todos que votaram no atual prefeito.
 
Paulo Rocha em 06/03/2013 09:24:23
Bom dia, a população com vontade de protesto, votou nessa criatura, agora ele não da valor nem nos profissionais da saúde e nem os de ensino, pois em postos de saúde quem está limpando as unidades são enfermeiros que não podem ter contato com sujeira, por conta do risco de contaminação, tanto deles quanto as dos pacientes que estão ali na unidade para serem atendidos, e aos professores agora nem um salário decente, tem a coragem de dar, e ainda por cima deu uma entrevista falando que este ANO SERÁ O ULTIMO ANO QUE A PREFEITURA DARÁ, MATERIAL E UNIFORMES PARA AS CRIANÇAS, pense bem se vc pai e mãe ja coloca seus filhos em escola pública é pq já não tem, muitas condições, O PUCO QUE TEM É P/O SUSTENTO DA FAMÍLIA, VAMOS COLOCAR ESSE CARA PRA FORA DA PREFEITURA LOGO!!!
 
Lilian Santos em 06/03/2013 09:22:24
SR.PREFEITO BERNAL CUIDADO PARA QUE A SUA CARREIRA POLITICA NÃO SEJA PROJUDICADA NÃO TIRE OS DIREITO CONQUISTADO PELOS PROFESSORES NÃO TRAIA A CONFIANÇA POIS A RESPOSTA VÃO VIR NAS URNAS.PORQUE SÓ OS VERIADORES TEM DIREITO DE ALMENTO DE SALARIOS E OS PROFESSORES NÃO.
 
WASHINGTON LUIZ DA ROCHA MARTINS em 06/03/2013 08:45:39
Para começar, senhores leitores, a culpa não é dos professores que elegeram o Bernal e nem que o Nelsinho não "foi bom" para a categoria. O Nelsinho se redimiu no ultimo ano de governo com essa lei que "sonham" em derrubar, e mais, escolhemos pela mudança, não existe democracia de um partido só, para aqueles que julgam a inteligência de um professor. Professor é uma pessoa crítica e capaz de reconhecer seus erros e acertos. Basta ser uma categoria unida que nenhum prefeito ou leitores farão diminuir o CONCEITO PROFESSOR. Vamos a luta colegas. Eduação em primeiro lugar.
 
Maykon Costa em 06/03/2013 08:45:01
Bem feito!!! vcs nao votaram no BERNAL? entao nao queriam mudanças? entao tai, como ja disse antes, isso e so o começo vem mais ainda. ha que saudade da gestao anterior ne? seus mane.
 
Antonio Garcia em 06/03/2013 08:42:57
Então povo vocês não queria mudanças pois agora dai colocarão um louco no poder,uma pessoa sem noção como governar uma capital ou mesmo uma cidade. E agora Bernal?
 
rosemeiri gomes morais em 06/03/2013 08:28:58
O Povo o colocou o povo pode tira-lo, enfim que venha alguma entidade como a OAB ou outra, e nos informe como proceder, VAMOS FAZER ENQUANTO É TEMPO.
 
Mauricio Ferreira em 06/03/2013 08:22:24
Obrigado aos 270 mil que acreditaram na gente!
 
Angelo Augusto em 06/03/2013 08:17:26
Engraçado ele querer derrubar o reajuste dos professores, ao invés disto poderia diminuir o aumento dado aos vereadores e o próprio salário dele, todos nós sabemos que nosso país remunera muito pouco nossos professores, policiais e bombeiros, existem uma porção de pessoas que fazem por merecer um bom salario pelo trabalho que realizam em nosso país... Um vergonha esta atitude...Revoltante
 
Joao Bezerra da Silva em 06/03/2013 08:14:01
PROFESSORES NÃO DEIXEM ISSO ACONTECER VOCÊS MERECEM O REAJUSTE, OS VEREADORES RECEBERAM AUMENTO; PORQUE OUTROS PROFISSIONAIS NÃO PODEM RECEBER TAMBÉM, ESSE BERNAL PARECE QUE ESTA FAZENDO TUDO AO CONTRÁRIO DO QUE ELE DIZ NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES, TODOS NÓS DEVEMOS SER VALORIZADOS DE IGUAL PRA IGUAL, POIS NÓS TRABALHADORES ALÉM DE GANHAR UMA MIXARIA, PAGAMOS IMPOSTOS ABSURDOS, PRA VER SEMPRE A MESMA COISA; FALTA DE MÉDICOS, SEGURANÇA, ASFALTO, ETC...
POR FAVOR, PREFEITO COMECE À AGIR A FAVOR DOS SEUS ELEITORES...
 
João Santos em 06/03/2013 08:13:33
este cara deveria ser exportado para o fim do mundo. sujeitinho sem noção das coisas. fora bernal!
 
ely monteiro em 06/03/2013 08:02:46
Vamos la srs Vereadores ta na hr da guerra com esse "prefeitinho" aproveita q a oposição eh maioria e fiscaliza esse homem ele ja esta abusado demais ta na hora de vcs frear ele ou vcs ou o Andre antes que seja tarde ja basta o cambalacho da gasolina
 
paulo matos em 06/03/2013 07:57:20
Vergonha de prefeito, faz isso com a folha de pagamento dos politicos, nao com a de quem trabalha o dia inteiro tendo que ouvir desaforo de aluno
 
Rodolfo Pereira em 06/03/2013 07:50:38
BERNAL VOTEI EM VOCE, SEREI O PRIMEIRO A AJUDAR O SINDICATO DOS PROFESSORES A FAZER A MAIOR GREVE DO BRASIL. E QUEM SABE PEDIR SEU MANDATO E SE FOR NECESSÁRIO UMA NOVA ELEICAO. C-U-I-D-A-D-O BERNAL SEJA HUMILDE.
SEU ELEITOR.
 
fabio de melo em 06/03/2013 07:44:42
E agora eim vocês professores que acreditaram em mudanças ai elas chegaram vamos Bernal acabar com Campo Grande.
 
Anderson Bocalon em 06/03/2013 07:29:40
Ainda bem que não votei nesse prefeito, porque seria mais uma a se arrepender de votar na pessoa errada.Tenho certeza que muitos foram enganados com a falsa promessa de que as pessoas estariam em primeiro lugar e agora vem querer derrubar uma lei do reajuste salarial de uma categoria tão sofrida da sociedade.É muito triste essa atitude sr. prefeito, mas não substime a força da categoria.
 
Mercedes brito em 06/03/2013 07:07:08
Chupa essa manga, eleitores do Bernal , mas uma prezepada..kkkkkkkkkkkkkMas infelizmente daqui 4 anos no fim do mandato os idiotas que votaram nele ja esqueceram de tudo de errado..............
 
Lenita Santos em 06/03/2013 06:38:00
HA HA HA ...Rir prá não chorar..... O que pretende este ser meu Senhor?
 
Vanessa Schroder em 06/03/2013 06:26:01
Bernal ta dando tiro no pé,um atras do outro.
 
Alexandre Rodrigues em 06/03/2013 00:17:24
"tentar derrubar o reajuste de 22,22% concedido pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) aos professores municipais de Campo Grande", ...tomara que derrube...eu acho é pouco...de uma coisa fiquem certos: mudança é isso, é colocar as manguinhas de fora e executar as mudanças. Sairam falando do ex-prefeito? que ele era ruim, que era isso ..era aquilo.
" “No dia 18 de setembro tivemos um debate com o Bernal então ele já sabia do pleito da categoria.” . ótimo, ele sabia em 18 de setembro, antes de ser eleito, e quem sabe pela grande maioria dos professores que ajudaram a elege-lo. agora é 5 de março, 18 de setembro ficou pra trás...
 
MARIA SILVA em 05/03/2013 23:39:46
Não me lembro de o Bernal ter procurado MPE ou o que seja para derrubar reajuste salarial dos vereadores e do prefeito. O aumento para os vereadores e para o próprio prefeito não causa impacto na folha de pagamento, mas para os professores sim? Difícil entender essa conta!
 
Thayane Lima em 05/03/2013 22:53:38
Cuidado professores e demais funcionários, um pouco mais e o prefeito pedirá a devolução do que foi recebido até agora por conta dos reajustes (reposições) de 2012.
 
Alcenair Nobre Costa em 05/03/2013 20:46:19
sr prefeito porque vossa excelencia nao derruba o reajustes dos vereadores nao o da educacao pois professor valorizado so assim teremos bom professores
 
ivonete uveda em 05/03/2013 20:37:59
Parabéns!! isso é valorizar o profissional de educação!! Realmente as pessoas em primeiro lugar. Basta saber quais pessoas? Quem de fato está sendo priorizado nesta gestão?
 
Pablo Rodrigues em 05/03/2013 20:28:45
Curioso que o aumento desmedido dos salários dos vereadores e do próprio prefeito não foi contestado, agora o salário de 1191,00 reais dos professores vai ser contestado? E depois vem com o discurso que a educação é a menina dos olhos desta gestão!! educação também se faz com professores com bons salários sim. São obrigados a enfrentar 3 períodos para ter um salário digno. Só não trabalham de madrugada porque ainda não tem escolas neste período, sem falar nos produtos avon, natura e etc.. que precisam vender para complementar a renda. Quando ele vai ter tempo e dinheiro para investir em sua formação, planejar suas aulas e poder oferecer um serviço de qualidade?
É revoltante ver o prof. pagar por tudo. Até quando isso vai acontecer? A educação é realmente prioridade? será? Isso é humilhante
 
Pablo Rodrigues em 05/03/2013 20:24:25
Voto de protesto da nisso. E são professores.
São os profissionais a quem nossos filhos deveriam se espelhar. Deveriam inspirar responsabilidade, porém, ajudaram a criar esse caus, que representa essa nova adminstração municipal. O ex prefeito só valorizou essa categoria, mas não estava bom. o que está acontecendo é só o começo.
 
Kelly Creizy em 05/03/2013 20:24:00
Parabéns aos educadores que fazem parte dos 270 mil eleitores que elegeram o Bernall Collor de Mello. Cada professor tem o prefeito que merece. Mas não vou me calar. Nem que seja sozinho estarei lutando pelos meus direitos.
 
Roberto Ferreira em 05/03/2013 20:10:32
Ai seus professores, voces que sao tao inteligentes, como sera agora com esse prefeito, tire ele dai, voces que ensinam as crianças, devem saber como tirar Ele desse cargo
 
gabriel silva em 05/03/2013 20:01:33
Será que ele tambem vai pedir pra derrubar o aumento dos vereadores e do prefeito?
 
daniela dias em 05/03/2013 19:53:53
Votaram nele professores e agora? Nelsinho era ruim, né? Bernal enganou a categoria, e vocês caíram nas palavras bonitas e nas falsas promessas dele. Agora, vamos a luta e vamos cobrar firmeza do nosso sindicato nas negociações.
 
Agda Souza em 05/03/2013 19:44:33
E ai galera, olha a mudança que vocês queriam...

kkk muito engraçado!

O povo parece que ficou besta, tudo que falava o povo dizia que era mentira.

Toma povo!

Mas o pior e que a cidade toda sofre.

A culpa não e do Bernal, a culpa e do povo que o elegeu.
 
gustavo oliveira em 05/03/2013 19:34:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions