ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura abre caminho para licitar fiscalização por radares na Capital

A administração municipal mudou a modalidade do processo e decidiu fazer a contratação por meio de pregão presencial

Anahi Zurutuza | 11/04/2018 13:18
Empresa dona de radar fazendo a retirada de equipamento (Foto: Saul Schramm/Arquivo)
Empresa dona de radar fazendo a retirada de equipamento (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande deu o primeiro passado para reabrir a licitação que contratará empresa para instalar e operar radares e outros equipamentos de fiscalização eletrônica na Capital. A concorrência havia sido suspensa em outubro do ano passado.

A administração municipal mudou a modalidade do processo e decidiu fazer a contratação por meio de pregão presencial. A alteração foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (11) e novo edital ainda deve ser divulgado.

A empresa vencedora fará a gestão dos radares fixos, lombadas, aparelho mistos (o “olho vivo” dos semáforos) e radar estático portátil (o radar móvel) por dois anos.

Sem fiscalização –Os 66 radares fixos e lombadas foram desativados em dezembro de 2016, quando venceu o contrato com a Perkons.

Já os “olhos vivos” nos semáforos deixaram de funcionar meses antes, em abril daquele ano. O dispositivo fiscaliza avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade.

Eram 106 faixas de rolamento com essa modalidade de controle.

Além do perigo para o trânsito, a desativação dos equipamentos eletrônicos impacta nos cofres da prefeitura. Conforme o Portal da Transparência, a projeção para 2017 era arrecadar R$ 31,9 milhões em multas. Mas a arrecadação totalizou R$ 4,6 milhões.

Suspensão da licitação – De acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a licitação foi suspensa no ano passado depois que houve questionamentos feitos por empresas interessadas.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) pediu para que "alguns itens" fossem alterados no edital e a prefeitura atendeu às recomendações.

Nos siga no Google Notícias