ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura ameaça multar casal por cuidar de 40 gatos em condomínio

Vinícius Squinelo e Mariana Lopes | 17/01/2014 18:50
Prefeitura notificou casal, que paga do bolso alimentação e ainda castra todos os gatos (foto: Marcos Ermínio)
Prefeitura notificou casal, que paga do bolso alimentação e ainda castra todos os gatos (foto: Marcos Ermínio)

Carlos Anastácio Cespedes Veron e Gleci Pereira Soares tiveram uma péssima notícia nesta sexta-feira (17). Notificados pela Prefeitura de Campo Grande, eles podem acabar multados ou penalizados por cuidar 40 gatos no condomínio Flamingos, próximo da Praça do Papa, em Campo Grande.

“Cuidamos de todos os gatos daqui do condomínio, uns 40, e 12 são nossos mesmo”, comentou Gleici, 68 anos e aposentada. “Todas as manhãs meu marido sai e alimenta os gatos”, relatou ao Campo Grande News, pela janela do apartamento, em entrevista marcada pela constante entrada e saída dos animais do imóvel.

Bem alimentados e saudáveis. Essa é a impressão ao ver os gatos pela primeira vez. Eles são castrados, alimentados e ainda vão ao veterinário quando necessitam

Tudo é pago do bolso do casal, que gasta em média R$ 1 mil para cuidar dos animais. “Pedimos ajuda do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas eles queriam sacrificar os gatos, e isso não vamos deixar”, afirmou Gleici.

Todos os 40 animais são castrados. “Se não fosse por eles, teria mais gato que pessoa morando aqui”, opinou a administradora Flávia Cardozo, 34 anos, moradora há seis anos do condomínio.

Outro morador, de 44 anos e que preferiu não se identificar, conta até um caso recente. “Teve uma gata que teve três filhotes esses dias atrás, eles pegaram todos e levaram pra castrar, pagando do próprio bolso”.

Gleici até entende a reclamação de alguns moradores, mas pede igualdade. “Um monte de gente tem cachorro, mas ninguém reclama disso”, lamentou. Sobre a notificação da prefeitura, publicada na edição de hoje (17) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), ela preferiu nada comentar.

Pelo condomínio, animais ocupam diversos espaços (foto: Marcos Ermínio)
Pelo condomínio, animais ocupam diversos espaços (foto: Marcos Ermínio)
São 12 gatos só dentro da casa de Gleici (foto: Marcos Ermínio)
São 12 gatos só dentro da casa de Gleici (foto: Marcos Ermínio)

Notificação – A Prefeitura publicou notificação, em nome de Carlos Anastácio Cespedes Veron, com três infrações alegadas. Veja na íntegra:

Infrações: “O Contribuinte: 1) Encontrava-se mantendo em seu imóvel animais da espécie felina, de sua propriedade, em grande quantidade e em desacordo com as normas legais, propiciando um ambiente insalubre visto a exalação de odores fétidos oriundos da presença de excretas dos animais em área de uso comum do condomínio;

2) Propiciando incômodos aos condôminos vizinhos e à coletividade, visto a prática de alimentação de felinos em área de uso comum praticada pelo mesmo, ofertando atratividade de felinos “de rua”, sem donos, conseqüentemente produzindo a exalação de mau cheiro oriundo de urina e fezes dos felinos, tornando o ambiente (o Bloco D 09) em insatisfatórias condições higiênico-sanitárias; ofertando incômodos e danos materiais em veículos devido às arranhaduras nas suas pinturas; além de atratividade de animais da fauna sinantrópica;

3) Obstou, retardou, impediu, deixou de atender com as inúmeras orientações do órgão sanitário quanto à mudança de postura e hábitos que favorecem a manutenção de grande quantidade de felinos em seu domicílio e na área e de uso comum do condomínio, contrariando, pois, a legislação sanitária vigente supracitada, tipificado como infração sanitária. (...)”.

Nos siga no Google Notícias