A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

21/05/2019 08:45

Prefeitura cria núcleo para ciência pautar políticas de saúde

O núcleo já foi criado em diversas secretarias do Brasil a partir de normativa do Ministério da Saúde

Izabela Sanchez
Secretaria Municipal de Saúde em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)Secretaria Municipal de Saúde em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Por meio de decreto publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (21) a Prefeitura de Campo Grande criou um núcleo, na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para que a ciência “paute” as políticas públicas em saúde. O NEv (Núcleo de Evidência) é uma plataforma de tradução e síntese do conhecimento científico na área da saúde municipal.

O NEv já foi criado em vários estados e segue uma normativa do Ministério da Saúde. Os núcleos são ligados à Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network), EVIPNET. A Rede, por sua vez, é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

A ideia, ainda assim, surgiu fora do Brasil. O EVIPNET foi uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde, em 2004, instalada em países da África e da Ásia.

A ideia é trocar conhecimentos entre gestores da saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Dessa forma, alega o Ministério da Saúde, a formulação de políticas de saúde e a gestão dos sistemas serão baseadas em evidências científicas.

Decreto - Segundo o decreto, o NEv da Sesau fará produção de estudos primários, revisões rápidas, avaliações econômicas, produção de sínteses de evidências, preparação de diálogos deliberativos, elaboração de produtos de tradução científica e divulgação científica.

A Sesau pode estabelecer parcerias de ensino e pesquisa com instituições públicas e privadas. Os servidores que atuarem no NEv serão vinculados à Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde, da Gerência de Educação Permanente, da Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau. O decreto também prevê que o NEv tenha sede própria. Os servidores, sete no máximo, serão nomeados pelo secretário municipal de saúde. O núcleo vai funcionar entre às 7h e às 22h.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions