ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura cria núcleo para ciência pautar políticas de saúde

O núcleo já foi criado em diversas secretarias do Brasil a partir de normativa do Ministério da Saúde

Izabela Sanchez | 21/05/2019 08:45
Secretaria Municipal de Saúde em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)
Secretaria Municipal de Saúde em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Por meio de decreto publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (21) a Prefeitura de Campo Grande criou um núcleo, na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para que a ciência “paute” as políticas públicas em saúde. O NEv (Núcleo de Evidência) é uma plataforma de tradução e síntese do conhecimento científico na área da saúde municipal.

O NEv já foi criado em vários estados e segue uma normativa do Ministério da Saúde. Os núcleos são ligados à Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network), EVIPNET. A Rede, por sua vez, é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

A ideia, ainda assim, surgiu fora do Brasil. O EVIPNET foi uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde, em 2004, instalada em países da África e da Ásia.

A ideia é trocar conhecimentos entre gestores da saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Dessa forma, alega o Ministério da Saúde, a formulação de políticas de saúde e a gestão dos sistemas serão baseadas em evidências científicas.

Decreto - Segundo o decreto, o NEv da Sesau fará produção de estudos primários, revisões rápidas, avaliações econômicas, produção de sínteses de evidências, preparação de diálogos deliberativos, elaboração de produtos de tradução científica e divulgação científica.

A Sesau pode estabelecer parcerias de ensino e pesquisa com instituições públicas e privadas. Os servidores que atuarem no NEv serão vinculados à Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde, da Gerência de Educação Permanente, da Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau. O decreto também prevê que o NEv tenha sede própria. Os servidores, sete no máximo, serão nomeados pelo secretário municipal de saúde. O núcleo vai funcionar entre às 7h e às 22h.

Nos siga no Google Notícias