ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura diz que árvores removidas na Central do Cidadão apresentavam riscos

Secretaria de Meio Ambiente afirmou ainda que será realizado um projeto de revitalização arbórea no entorno

Por Jhefferson Gamarra | 13/11/2025 20:37
Prefeitura diz que árvores removidas na Central do Cidadão apresentavam riscos
Estacionamento da Central do Cidadadão com o que sobrou das árvores (Foto: Osmar Veiga)

A remoção de árvores no estacionamento da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), no cruzamento das ruas Arthur Jorge e Marechal Rondon, região central de Campo Grande, gerou questionamentos de moradores e trabalhadores da área, que reclamaram da perda de sombra em um trecho já marcado pelo excesso de concreto e asfalto. Duas árvores foram cortadas por inteiro e uma mangueira recebeu poda drástica, deixando apenas troncos no local.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande removeu árvores no estacionamento da Central de Atendimento ao Cidadão após avaliação técnica constatar riscos de queda. A decisão foi tomada depois que duas mangueiras caíram no local, sendo uma delas em outubro, interditando parte da Rua Arthur Jorge.A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que será implementado um projeto de revitalização arbórea no local, com o plantio de espécies nativas do Cerrado. A medida visa garantir a segurança e melhorar o conforto térmico na região central, que sofre com excesso de concreto e asfalto.

Em nota oficial, a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) informou que a supressão foi realizada devido a risco iminente de queda. Segundo o órgão, após duas quedas recentes de mangueiras no mesmo terreno, uma delas registrada no fim de outubro, quando um exemplar de grande porte tombou e interditou parte da Rua Arthur Jorge, técnicos da Gerência de Arborização realizaram uma avaliação detalhada dos exemplares remanescentes.

Os auditores fiscais especializados concluíram que algumas árvores apresentavam comprometimento estrutural e fitossanitário grave. O diagnóstico apontou alto potencial de danos a pedestres, veículos e edificações próximas. Diante disso, a remoção foi autorizada conforme prevê a Lei Complementar n.º 184/2011, que estabelece diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande.

A prefeitura informou ainda que, após a supressão, será implantado um projeto de revitalização arbórea no estacionamento da CAC. O plano prevê o plantio de espécies nativas do Cerrado, consideradas mais adequadas ao ambiente urbano e à infraestrutura existente no entorno. De acordo com a Secretaria, a iniciativa busca garantir segurança, melhorar o conforto térmico e ampliar a biodiversidade na área central.