ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura faz marcações em ruas para lançar edital de recapeamento em 45 dias

Após situação curiosa, titular da Sisep explica o motivo para dezenas de marcações em vias com asfalto danificado

Ronie Cruz | 01/08/2019 12:36
Marcações no asfalto já remendado da avenida José Nogueira Vieira no bairro Tiradentes
Marcações no asfalto já remendado da avenida José Nogueira Vieira no bairro Tiradentes

Círculos, quadrados, retângulos e outras sinalizações horizontais que surgiram no asfalto de avenidas em regiões diferentes de Campo Grande nesta semana chamaram a atenção de motoristas e pedestres. Dezenas delas despertaram a curiosidade de internautas que enviaram fotos pelo canal Direto das Ruas.

As marcações de diferentes formatos são vistas ao longo das avenidas Senador Felinto Müller, Três Barras e José Nogueira Vieira. Nesta última, por exemplo, comerciantes questionam-se se as marcações tratam-se apenas de novos remendos ou de obras de pavimentação asfáltica.

Proprietário de uma loja de 1,99 na avenida, o comerciante Edson Ferreira, 37, disse que se deparou com as marcações na terça-feira (30). “Eu estava viajando e cheguei e vi as marcações aí. Semana passada o pessoal do tapa buraco estava aí. Mas tem que trocar tudo o asfalto”, disse.

O empresário Eraldo Mangueira, 61 anos, diz que está torcendo para que seja mesmo recapeamento. “Essa avenida tá feia. Tapar buraco aí não resolve mais”, afirmou Mangueira. “Eu vi em vários lugares. Eles pintaram quase ruas inteiras por onde passaram”, comentou um internauta que trabalha como motoboy.

Foto enviada por motoboy que questiona o motivo das marcações nas ruas (Foto: Direto das Ruas)
Foto enviada por motoboy que questiona o motivo das marcações nas ruas (Foto: Direto das Ruas)

Ao Campo Grande News, o titular da Sisep (Secretaria de Infraestrutura de Serviços Públicos) Rudi Fioresi esclareceu que as marcações fazem parte de um levantamento realizado pelo município para elaboração de projeto de licitação para obras de recapeamento.

“Nós começamos a fazer esse projeto tem uns 20 dias atrás e essas marcações foram onde o pessoal detectou que existe problema e que vai ter de fazer remendo antes de recapear”, explicou.

Ao contrário do que se possa pensar, segundo o secretário, as marcações não se tratam apenas de locais que serão remendados. “Nesses lugares que estão marcados se colocar só o remendo em pouco tempo vai ter problema. Então o defeito será corrigido e em seguida o asfalto vai ser nivelado [no recapeamento]”, afirmou.

Em 45 dias deve ser lançada pelo município a primeira licitação para as obras, conforme a previsão da Sisep. Segundo o secretário, as concessionárias de abastecimento de água e de distribuição de gás já foram acionadas para fazer intervenções antes das obras. O objetivo é evitar que o novo pavimento seja cortado após a entrega.

As obras devem contemplar cerca de 28 quilômetros de vias e serão custeadas por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) com recursos na ordem de R$ 17 milhões. A lista de vias previstas pode ser conferida aqui. O pacote de ruas e avenidas com execução da Águas está disponível aqui.

Marcações sobre trechos já remendados chamaram a atenção em diversos pontos da Capital (Foto: Ronie Cruz)
Marcações sobre trechos já remendados chamaram a atenção em diversos pontos da Capital (Foto: Ronie Cruz)
Nos siga no Google Notícias