A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/07/2014 17:40

Prefeitura firma convênio e pacientes com cálculo renal serão atendidos pelo SUS

Alan Diógenes
O equipamento para a retirada das pedras está parado para manutenção. (Foto: O equipamento para a retirada das pedras está parado para manutenção. (Foto:

Pacientes que precisam fazer a retirada de pedras nos rins, a partir de 1º de agosto, poderão ser atendidos na Santa Casa de Campo Grande por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, há 125 pacientes na fila de espera por este procedimento, porque o equipamento utilizado para a retirada das pedras, cedido pelo Hospital Universitário, está há seis meses parado para manutenção.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, inicialmente serão atendidos 25 pacientes por mês e, com isto, em cinco meses todos os pacientes que aguardam pelo procedimento serão atendidos. “Gradativamente, vamos aumentar a oferta para que o tempo de espera dos pacientes seja reduzido”, explicou.

O procedimento para a retirada das pedras é caro e custa R$ 1.5 mil pelo uso do equipamento, sem contar os honorários dos médicos que atuam na cirurgia. Dependendo da situação do paciente, ele precisa de mais de uma sessão para seu tratamento. Com a cirurgia podendo ser paga pelo Sus, os pacientes que não possuem condições financeiras poderão ficar livre dos custos.

Para a retirada das pedras, os médicos utilizam uma técnica médica cirúrgica que visa reduzir o tamanho dos corpos por meio de esmagamento ou trituração, mediante princípio físico próprio, de modo a permitir que eventualmente sejam expelidos pelas vias adequadas.

Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions