A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

12/08/2013 12:48

Prefeitura lança programa que visa qualificar 3 mil pessoas nos bairros

Leonardo Rocha
Prefeito lança programa e entrega certificados de qualificação profissional (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito lança programa e entrega certificados de qualificação profissional (Foto: Marcos Ermínio)

A prefeitura de Campo Grande lançou hoje de manhã, no Armazém Cultural, o programa “Qualifica Campo Grande” que visa dar qualificação profissional a três mil pessoas nos bairros da Capital.

De acordo com diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Aldo Donizete, este programa irá promover uma série de cursos nos bairros da cidade, com a intenção de qualificar a mão de obra da população para ter mais acesso ao mercado de trabalho. “Somente em 2013 esperamos atender três mil pessoas, estamos confiantes em desempenhar um ótimo projeto”, afirmou.

Donizete destacou que cerca de 100 associações já fizeram inscrição para o projeto e que a tendência é que a procura ainda aumente. “Vamos fazer esta parceria nos bairros para levar esta qualificação, com o objetivo de dar oportunidade a quem quer crescer na vida”, argumentou. A prefeitura irá investir R$ 728 mil neste programa.

“A Funsat já demonstrou um índice espetacular de qualificação em apenas sete meses, temos que ser uma Capital que promove cursos, mas não aqueles que fazem por fazer e sim que vão mudar a vida das pessoas, terem acesso a novos empregos”, destacou o prefeito Alcides Bernal.

Bernal ponderou que empresários já declararam que vão investir mais na cidade quando esta tiver mão de obra qualificada. “Eles querem investir no setor de restaurantes, mas precisam de garçons, cozinheiros e chefes de cozinha, temos que fornecer estes profissionais”, destacou.

Entrega de certificados – A prefeitura aproveitou o lançamento do programa para entregar os certificados a 185 trabalhadores do Proinc (Programa de Inclusão Social) e 184 alunos do Plantec (Plano Territorial de Qualificação) dois projetos vinculados a Funsat.

No Proinc as pessoas que estão sem emprego e tem renda igual o abaixo de um salário mínimo, recebe uma cesta básica, vale transporte e um salário mínimo da prefeitura, em troca elas trabalham em ações do executivo e participam de cursos de qualificação profissional. “O curso de jardinagem foi muito bom, aprendemos bastante e podemos ter uma nova profissão”, destacou Juarez Xeres, de 29 anos.

Já João Roberto, 55 anos, que participou do curso de pintor destacou que agora poderá ter novas chances de trabalho. “Disponibilizamos cursos de pedreiro, pintor, jardinagem, servente e outras atividades que ajudam demais estas pessoas”, destacou Aldo Donizete.

Plantec – Já este programa tem o financiamento do Ministério do Trabalho por meio do FAT (Fundo de Auxílio ao Trabalhador) que promove cursos para melhorar a qualificação profissional nas cidades.

Em Campo Grande, o governo federal irá investir até o final do ano R$ 360 mil. Hoje foram formadas três turmas de profissionais, duas de administração e RH (Recursos Humanos) e uma de auxiliar administrativo. “Iniciamos esta parceria neste ano e tem duração de quatro anos, iremos pedir uma ampliação de recursos para que possamos atender mais pessoas”, destacou Donizete.


Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions