ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura leva vacinação contra gripe às escolas após baixa procura

De 57.428 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 15,94% estão imunizadas

Mirian Machado | 20/05/2022 12:06
Segundo dados do Serviço de Imunização da Sesau divulgados nesta sexta-feira, apenas 9.153 crianças tomaram a vacina contra a gripe. (Foto: Divulgação)
Segundo dados do Serviço de Imunização da Sesau divulgados nesta sexta-feira, apenas 9.153 crianças tomaram a vacina contra a gripe. (Foto: Divulgação)

Até o momento, segundo a Prefeitura Municipal de Campo Grande, apenas 15,94% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos estão imunizadas contra a gripe. Por conta da baixa procura, já que a população estimada desse público é de 57.428, os trabalhos de vacinação foram levados para escolas da Reme (Rede Municipal de Educação).

O trabalho é coordenado e executado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e segue um cronograma pré-estabelecido entre a pasta e a direção das escolas. A vacina da influenza protege contra a H1N1, H2N3 e influenza B.

Segundo dados do Serviço de Imunização da Sesau divulgados nesta sexta-feira (20), apenas 9.153 crianças tomaram a vacina.

O cenário é preocupante, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, porque as crianças, assim como os idosos, são mais vulneráveis a quadros de síndromes gripais podendo ocasionar, inclusive, o óbito.

“São aproximadamente 48 mil crianças que ainda não se vacinaram. É um número muito expressivo, considerando que nós já estamos praticamente a dois meses em campanha. Por isso, nós conclamos aos pais e responsáveis para que procurem um ponto de vacinação mais próximo. A vacina é uma das formas mais seguras e eficientes de prevenção, destaca.

Veruska destaca ainda que a vacina disponível no SUS foi atualizada e é eficaz contra o vírus da H3N2, que circulou no ano passado e infectou tantas pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios.

Segundo a Sesau, as maiores coberturas então entre os trabalhadores da saúde e os idosos, com 39,26% e 36,69%, respectivamente. Dentre os trabalhadores da saúde, 11.668 pessoas buscaram a vacina de um público estimado em 29.721. Já os idosos, foram 47.201 de uma população de 128,6 mil. O total geral entre os públicos prioritários é de 25,15%.

A meta é atingir 90% de cobertura dos públicos prioritários estimados em aproximadamente 295,2 mil pessoas. Desde o dia 16 de maio, a vacinação contra a gripe está liberada.

O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h45, e aos sábados, domingos e feriados, conforme cronograma da Sesau.

Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Nos siga no Google Notícias