ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura promete "tolerância zero" em fiscalização para conter covid-19

Sete equipes percorrerão os bairros, enquanto duas ficarão no Centro; Guarda usará dois drones

Nyelder Rodrigues | 17/06/2021 20:06
Fiscais da Vigilância Sanitária enfileirados antes do início das ações nas sete regiões da cidade e no Centro (Foto: Kisie Ainoã)
Fiscais da Vigilância Sanitária enfileirados antes do início das ações nas sete regiões da cidade e no Centro (Foto: Kisie Ainoã)

Cerca de 120 guardas municipais e 50 fiscais da Vigilância Sanitária de Campo Grande vão para as ruas da cidade a partir dessa noite com uma missão: tolerância zero na fiscalização do cumprimento do decreto municipal que está em vigor desde o começo da semana e polemizou ao contrariar e flexibilizar as normas estaduais.

Apesar de "peitar" o Governo do Estado, o texto da prefeitura prevê também punições para quem promover aglomerações, não cumprir normas em comum de biossegurança e desobedecer o toque de recolher, que vai das 21h às 5h.

Servidores do Procon municipal, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e PM (Polícia Militar) vão apoiar as ações, que prometem ocorrer 24 horas por dia em toda a cidade.

"Passou o tempo de dar orientações e só educar. Todos já sabem de cor de salteado suas obrigações e vamos tomar medidas para que o campo-grandense que não queira cumprir as regras que precisam ser cumpridas passe a respeitar o próximo", diz o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que esteve na abertura dos trabalhos.

O ato aconteceu em frente à Praça Belmar Fidalgo, no Centro. Segundo ele, os números relacionados à covid-19 em Campo Grande já começaram a apresentar queda e a intenção da fiscalização rigorosa é justamente manter essa tendência de queda.

"Vocês já estão calejados", comentou o prefeito ao conversar com os servidores sobre sobre os procedimentos a serem adotados. "Tenha paciência com aquele que pode tirar a sua paciência. Hoje vocês têm uma missão importante, mas não pensem duas vezes em chamar as forças de segurança caso haja reincidência ou desacato", discursou.

Dois drones vão auxiliar equipes da Guarda Municipal da fiscalização de festas clandestinas e aglomerações (Foto: Kisie Ainoã)
Dois drones vão auxiliar equipes da Guarda Municipal da fiscalização de festas clandestinas e aglomerações (Foto: Kisie Ainoã)

Operacional - A fiscalização vai se dividir em duas frentes: a volante e a de trânsito. No caso da primeira, a coordenação é da Vigilância e vai visitar estabelecimentos diversos, sob a promessa de até fechar os que não cumprirem a lei.

"Acreditamos que vai aumentar o número de autuações e de interdições. Desde de novembro do ano passado já temos mais de 200 autuações e 100 interdições. Acabou a orientação. Agora é tolerância zero até o fim do decreto, no dia 30", conta o coordenador da Vigilância Sanitária de Campo Grande, Orivaldo Moreira.

Funcionários da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças) também vão acompanhar as ações para aplicações de autuações relacionadas à atividade financeira dos estabelecimentos, mas de um modo geral, as interdições e multas de cunho sanitário só podem ser feitas por auditores fiscais sanitários ligados à Vigilância.

Moreira ainda aponta que cerca de 90% do efetivo de fiscais está trabalhando com foco nas diretrizes da covid-19, ficando os demais para atuar nas demais áreas. "O que está errado, vai fechar, não tem como", frisa.

Prefeito Marquinhos Trad durante o discurso que marcou o início da fiscalização mais intensa nessa noite (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad durante o discurso que marcou o início da fiscalização mais intensa nessa noite (Foto: Kisie Ainoã)

Bairros e Centro - As equipes volantes vão se dividir em nove grupos, sete deles responsável por uma região administrativa da Capital e outras duas atuando no Centro. Enquanto isso, a segunda frente da fiscalização tem como foco o trânsito e vai realizar blitze em pontos movimentados, como comumente já é feito.

"Continuamos com essa fiscalização importante. O foco será reduzir a circulação indevida de pessoas alcoolizadas e conduzindo veículos, sem habilitação, todas essas irregularidades", comenta o chefe da Fiscalização do Detran, Rubem Ajala.

As ações volante dessa noite serão acompanhadas pelo presidente regional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Juliano Wertheimer, e o primeiro-secretário da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Roberto Oshiro.

Ambos vão atuar como observadores do trabalho realizado pela fiscalização. Os primeiros dados referentes as duas frente em Campo Grande nessa noite e madrugada devem ser divulgados já amanhã (18) cedo pelas assessorias de comunicação.

Nos siga no Google Notícias