ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura quer desocupar área para não perder 368 moradias no Tarumã

Prazo estipulado pelo Ministério das Cidades para resolver impasse é 07 de fevereiro

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 05/02/2018 12:59
Diretor da Emha, Eneas Carvalho, com seus assessores durante entrevista coletiva (Foto: Kleber Clajus)
Diretor da Emha, Eneas Carvalho, com seus assessores durante entrevista coletiva (Foto: Kleber Clajus)

A Prefeitura de Campo Grande corre contra o tempo para tentar desocupar uma área no Jardim Tarumã, região sul da cidade, que está invadida por uma pessoa e caso não tenha a devida reintegração até a próxima quarta-feira (07), o município pode perder recursos federais, que seriam usados para a construção de 368 moradias no local.

Esta informação foi repassada hoje (05), em entrevista coletiva, pelo diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande), Eneas Carvalho. Ele ponderou que o Ministério das Cidades estipulou o prazo até o dia 07 de fevereiro, para que três área em Campo Grande estejam liberadas, para a construção das moradias.

O diretor informou que nesta área (Tarumã), que fica próxima a rua da Zona Sul, existe uma pessoa que requisitou na Justiça o direito de permanecer no local. "A Prefeitura tenta medidas amigáveis para resolver o impasse, porém se não tiver acordo, podemos perder os recursos para construção destas moradias populares", alertou.

Eneas explicou que caso o município perca tal projeto, vai ser ajuizado um processo contra o cidadão. "Não podemos preterir 42 mil pessoas que estão no cadastro (Emha), por uma ocupação, há cinco anos que Campo Grande não contrata uma unidade para moradia popular", disse ele.

Resolvido - No último sábado (04), a prefeitura conseguiu fazer a reintegração de posse em uma área no bairro Aero Rancho, onde serão construídas 448 moradias. O local estava sendo usada pela entidade "Ação, Dignidade e Vida".

A entidade estava no local desde março de 2000, após conseguir uma "permissão de uso". Eles faziam processamento de alimentos para doação, além reciclagem. O diretor da instituição, Ricardo Tibana, contou que as atividades já estavam paradas há cinco meses, além estar sem ligação de água.

O diretor da Emha avaliou que o ideal era que o poder público "não concedesse mais estas permissões de uso", para evitar desgaste com a população, em eventuais reintegrações de posse. Os itens retirados do local foram enviados a um depósito, na antiga Rodoviária, onde fica uma unidade da Guarda Municipal.

Recursos - Ao todo o Ministério das Cidades pretende investir R$ 85 milhões, por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida", em Campo Grande, para construção de 1098 apartamentos populares, em áreas que ficam nos bairros Tarumã (368), Aero Rancho (448) e Sírio Libanês (256).

Eneas ainda divulgou que o município deixou de receber recursos, para construir moradias no Jardim Canguru, região sul, porque na área pública existem 33 famílias em casas irregulares, que invadiram o local.

Nos siga no Google Notícias