ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura tem 72h para responder Justiça sobre precariedade em centro de saúde

Mayara Bueno | 10/10/2016 08:05

A Prefeitura de Campo Grande tem 72 horas para responder na Justiça sobre a precariedade do CRS (Centro Regional de Saúde) do Nova Bahia. Semana passada, o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) entrou com uma ação civil contra o Município.

Esta já é a terceira ação movida contra a Prefeitura, a respeito de unidades de saúde em condição precária na cidade. Já houve processos para equipar os centros do Coronel Antonino e Vila Almeida.

Segundo os autos, a Prefeitura de Campo Grande tem prazo de 72 horas para se manifestar. O prazo ainda não começou a ser contado, pois o Município ainda não foi notificado.

No processo, o Ministério Público aponta que há salas inutilizadas, mobiliários com defeitos, cadeiras e poltronas quebradas e até cadeira de rodas com defeito.

Por exemplo, em sete consultórios do centro não há equipamentos necessários, como balanças antropométricas, estetoscópios e otoscópio, além de macas e mesas para exames e escadas. Na sala de emergência, os três leitos não contam com bomba de infusão, oxímetros de pulso, cilindros de oxigênio e ventiladores mecânicos.

Em relação aos equipamentos que possui, a unidade também tem em quantidade insuficiente. Somente um desfibrilador, cardioversor, sem a função marca-passo externo, um monitor cardíaco, uma maca para transporte, “sendo tais equipamentos insuficientes para a prestação de serviço”.

Os médicos pediatras, por exemplo, só atuam no período noturno, de segunda-feira a sábado, conforme apontou a investigação. Na maioria dos dias, a escola só conta com um a dois médicos.

Nos siga no Google Notícias