A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/08/2011 08:40

Prefeitura tomba como patrimônio 22 árvores da avenida Mato Grosso

Marta Ferreira

A Prefeitura de Campo Grande tornou definitivo hoje o tombamento de 22 árvores da espécie fícus microcarpa na avenida Mato Grosso, no trecho entre as ruas Calógeras e Pedro Celestino. A partir de agora, elas passam ser consideradas patrimônio histórico-cultural e paisagístico da cidade.

As árvores têm idade próxima de 80 anos, de acordo com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Roberto Figueiredo. Elas já estavam tombadas provisoriamente desde dezembro do ano passado e agora saiu a aprovação do Conselho Municipal de Cultura.

É o primeiro grupo de árvores que passa a ser considerado patrimônio da cidade, tida como uma das mais bem arborizadas do País. Até então, só havia uma árvore nessa condição, localizada no cruzamento das ruas da Paz e Rio Grande do Sul.

Segundo Roberto Figueiredo, a partir do tombamento, qualquer interferência na vegetação passa a exigir um estudo envolvendo os órgãos ambientais da Prefeitura. Isso inclui uma eventual necessidade de retirada de árvores que possam oferecer risco de queda.

O edital tornando definitivo o tombamento dá prazo de 30 dias para recursos, que podem ser apresentados à Fundac.

Corre na Fundação a proposta de tombamento que envolve o canteiro central da avenida Afonso Pena, ainda sem prazo para definição.

Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)


Tomara que esse pedacinho da nossa natureza não tombe em cima do carro de um cidadão comum pois o prejuizo , se receber vai para precatorio e sai, se sair apos 20 anos, e se tombar na cabeça de um inocente???????????????????????,
 
carlos a p arruda em 10/08/2011 12:42:02
Ótimo..
E o plano de manejo delas?
Pode ser que sem plano de manejo eleas "literalmente" tombem....
 
Orlando Lero em 10/08/2011 11:07:02
Que bom saber que em meio a tantas tragédias, tantas notícias tristes, é bom saber q um pedacinho da nossa natureza vai ser preservada.
 
Lidiane Benites em 10/08/2011 08:54:23
Tomara que esses patrimonios não caiam sobre a cabeça da população........
 
FRANCIELE DA SILVA em 10/08/2011 04:52:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions