ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Prefeitura vai incentivar criação de abelhas para agricultores familiares

Previsão inicial do projeto, que vai durar 12 meses, é selecionar 10 famílias que vão receber kits para apicultura, cursos e acompanhamento

Izabela Sanchez | 20/02/2019 09:22
Bombeiro usa roupa especial e fumaça para acalmar abelhas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Bombeiro usa roupa especial e fumaça para acalmar abelhas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

As abelhas correm risco de desaparecem, principalmente pelo uso de agrotóxicos. É o que alertam uma série de cientistas e o que motiva o projeto brasileiro “Sem abelha, sem alimento”, coordenado pelo professor da USP (Universidade de São Paulo) Lionel Segui Gonçalves. Em Campo Grande, o cenário motivou a Prefeitura, que lançou um projeto para incentivar produtores de agricultura familiar a praticarem apicultura.

O projeto “SOS – ABELHA” é uma ação da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), tem vigência prevista de 12 meses e será financiado por meio de convênio, ainda não divulgado pela administração. O “piloto” do projeto tem intenção de selecionar 10 famílias.

A Prefeitura explica que Campo Grande tem área extensa, de 8.092,95 km2, mas “mesmo assim, pouco se tem produzido no que diz respeito à Apicultura”. O objetivo é selecionar famílias que tenham interesse e disponibilidade, para melhorar a renda, além de conciliar a produção com preservação do meio ambiente.

“A apicultura é uma das atividades mais antigas e importantes do mundo e representa um fator de diversificação da propriedade rural, alternativa de ocupação e renda para o homem do campo. Em todo o país são gerados inúmeros empregos nos serviços de manutenção dos apiários, produção de mel, geleia real, pólen, própolis, cera, polinização, dentre outros”, justifica a administração.

E pontua, que além de produzir mel, a apicultura é uma atividade ambientalmente sustentável “pela preservação dos ecossistemas existentes, pois contribui para a manutenção das espécies nativas e aumento da produção agrícola”. A administração também cita o êxodo rural da região de Campo Grande e afirma que as produção de abelhas pode fixar as famílias no meio rural.

A atividade, justifica o projeto, é incompatível com o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos, o que facilita a certificação orgânica da produção. A produção orgânica, acrescenta, pode aumentar o preço dos produtos em até 30%. “Cumpre ressaltar que é uma atividade transformadora, tendo em vista a exigência de baixo investimento e baixo custo de manutenção e mesmo assim, com bom retorno financeiro”.

Abelhas dispersas - Para executar o projeto, equipes vão recolher enxames espalhados em Campo Grande e transportá-los aos meios rurais. “O forte calor e o desmatamento na zona rural contribuem para que os enxames de abelhas migrem para a área urbana, em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias”.

As famílias serão selecionadas, vão receber kits compostos por equipamentos e utensílios para o manejo de abelhas e receber capacitação. Posteriormente, mais 5 turmas de aproximadamente 20 agricultores familiares serão beneficiados.

A capacitação prevê o trabalho de engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária que formarão duas equipes, de consultores ligados à consolidação da empresa e outra, ligada ao manejo. As famílias vão participar de curso de organização social e associativismo, curso de planejamento e gestão, curso básico de capacitação técnica em apicultura e curso de manejo apícola.

Para acompanhar o projeto, a Prefeitura vai organizar um comitê gestor com representantes da Sedesc, Sebrae, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Universidades e outras instituições. O objetivo é avaliar os critérios e as diretrizes para a escolha das famílias.

Nos siga no Google Notícias