ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura veta projeto que proibia incineração de resíduos sólidos

Mayara Bueno | 25/01/2016 12:16

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), decidiu vetar a proibição de incineração no processo de destinação final do lixo de Campo Grande. A proposta que vetava a tecnologia havia sido aprovada pelos vereadores da Capital, no ano passado.

A justificativa, publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta segunda-feira (25), é que a disposição final dos resíduos é “problema crescente” para as administrações, em virtude dos altos custos, escassez de áreas adequadas e degradação ambiental.

Por isso, destaca, é natural a busca de novas tecnologias para o tratamento e disposição final. A incineração é uma das tecnologias existentes para o tratamento térmico dos resíduos; é a queima por um tempo pré-determinado de materiais em alta temperatura.

No parecer da Procuradoria Geral do Município, a incineração é um processo que deve ser avaliado com “cautela, tanto no âmbito permissivo como no proibitivo”, o que necessita de estudos específicos. “Há muito para avançar na coleta seletiva, sem, contudo, descartar a utilização da incineração como destinação final do lixo urbano”.

Por fim, o projeto de lei aprovado pelos parlamentares cria conflito com o artigo 1º da Lei Municipal nº 4.050/2003, que autorizou a Prefeitura de Campo Grande a conceder o serviço.

Outros vetos – O prefeito ainda vetou o projeto obrigava moradores de residenciais, condomínios, prédios da Emha (Agência Municipal de Habitação), postos de combustíveis, transportadoras e empresas de ônibus a adequarem suas instalações para captarem água de chuva. A justificativa é que, no casos dos moradores, estes poderiam não ter condições financeiras para tais adequações.

Também foi anulada a proposta que alterava a Lei Complementar nº 190, autorizando a redução da carga horária dos profissionais de psicologia para 30 horas semanais.

O Projeto de Lei de iniciativa do Legislativo Municipal dispõe sobre alteração na Lei Complementar n. 190, autorizando a redução da carga horária dos profissionais de psicologia para 30 (trinta) horas semanais. Neste caso, a proposta é inconstitucional, pois afronta “vários princípios consagrados na Constituição Estadual, como o princípio da divisão, harmonia e independência dos poderes municipais”, destaca.

Nos siga no Google Notícias