ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bernal veta projeto de isenção de IPTU para moradores de casa popular

Proposta é inconstitucional, segundo justificativa

Mayara Bueno | 25/01/2016 11:25
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, faixa social, além de moradores de áreas de desfavelamento e loteamentos sociais não terão a isenção do pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano), conforme previa um projeto de lei, aprovado em dezembro passado pelos vereadores de Campo Grande.

Nesta segunda-feira (25), a proposta foi vetada pelo prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP). De acordo com o documento, publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), o projeto invade a competência do chefe do Executivo Municipal, que é o ente detentor de competência exclusiva para iniciativas de leis tributárias.

O prefeito ainda argumenta que não foi apresentado, com o projeto, o impacto orçamentário sobre a isenção, o que configura inconstitucionalidade também. A iniciativa teria de partir do Executivo Municipal, pois implica em renúncia de receita, “gerando desequilíbrio nas contas públicas e comprometendo o orçamento municipal”, destaca um trecho.

De acordo com o projeto, apresentado pelo vereador Marcos Alex (PT), havia previsão de isenção do imposto para mutuários dos programas habitacionais, Minha Casa, Minha Vida, faixa social, moradores de área de desfavelamento e loteamentos sociais executados pelo Poder Público, que tivessem imóveis avaliados em até R$ 80 mil.

Para o parlamentar, ao conseguir moradia social, os moradores já teriam provado sua condição social, e portanto, não teriam meios de arcar com o tributo. A isenção da cobrança do IPTU valeria até o fim do contrato entre o órgão financiador e o mutuário.

Agora, o veto e as justificativas serão encaminhados para análise da Câmara Municipal. Os vereadores podem manter a proibição ou derrubá-la. Caso isso ocorra, a proposta começa a valer automaticamente. 

Nos siga no Google Notícias