ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Preso por matar Mayara quer trocar de presídio com medo de ameaças

Advogado diz que Luís Barbosa, 29 anos, "se sente inseguro" com ameaças em atual cárcere e quer voltar para Depac Piratininga, onde se enturmou com "turma dos evangélicos"

Rafael Ribeiro | 04/08/2017 10:50
Barbosa, no dia de sua prisão: ameaças e medo dos outros detentos no Presídio de Trânsito (Foto: Marcos Ermínio)
Barbosa, no dia de sua prisão: ameaças e medo dos outros detentos no Presídio de Trânsito (Foto: Marcos Ermínio)

Suspeito de ser o mentor do assassinato da musicista Mayara Amaral, 27 anos, o também músico Luis Alberto Bastos Barbosa, 29, quer deixar o Presídio de Trânsito de Campo Grande, onde está detido atualmente, para retornar à carceragem da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, local em que ficou em cárcere logo que foi preso pelo crime, ocorrido no dia 24 de julho.

A alegação do advogado de Barbosa, Conrado Passos, é de que seu cliente estaria sendo ameaçado por outros detentos e que a sugestão da mudança partiu em conjunto com a diretoria do local.

“Ele está muito inseguro (no PTRAN). Por isso acertei verbalmente com a direção ontem (quinta-feira) a transferência. Por enquanto não tem nada certo. É um desejo do próprio Luís também”, disse Passos.


O Campo Grande News apurou que diante da possibilidade de Barbosa ser ferido no cárcere, existe a possibilidade dele acabar na cela de alguma delegacia especializada, como a do Garras (Delegacia Especializada na Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).


Passos, no entanto, fala abertamente que a primeira opção para o suspeito é o Centro de Triagem, onde estava “mais familiarizado.”

Agentes do Presídio de Trânsito revelaram que Barbosa e os dois outros presos pelo crime estáo em área isolada do presídio por se tratar de crime de grande comoção, por isso não correm risco de sofrerem algum tipo de violência. O procedimento é considerado de praxe.

“Lá (Depac) ele estava mais entrosado, inclusive participando de um grupo de oração evangélica no local, em um ambiente mais amistoso”, completou o defensor.

Ronaldo da Silva Olmedo, 30, conhecido como ‘Cachorrão’, e Anderson Sanches Pereira, 31, os outros presos pelo crime, não possuíam advogados instituídos para defendê-los até a conclusão desta reportagem.

Inquérito – Oficialmente, a delegada Gabriela Stainle, da Defurv (Delegacia Especializada em Furto e Roubo de Veículos), responsável pelo caso, tem até esta sexta-feira (4) para concluir o inquérito sobre o ocorrido. O prazo é de 10 dias por se tratar de envolvidos já presos.

Mas a defesa quer prolongar esse prazo. Passos vai apresentar, até o fim da tarde, um pedido para que Barbosa preste novo depoimento sobre o ocorrido, na próxima semana.


Na última vez que foi ouvido pela Polícia Civil sobre o caso, na última terça-feira (1), o músico preferiu ficar em silêncio junto dos comparsas.


“Ele está se sentindo mais confiante para revelar novos fatos e explicar melhor tudo o que aconteceu. E certamente os rumos da investigação mudará”, disse Passos.


A polícia ainda não se manifestou sobre aceitar ou não o pedido, o que faria com que o inquérito fosse encaminhado ao Ministério Público Estadual somente na próxima semana.


Além dos depoimentos, os investigadores querem agora analisar os laudos da perícia antes de encaminhar os autos para o MPE, responsável pela acusação.


A reportagem apurou que amigos de Mayara revelaram à polícia que o crime pode ter sido motivado pelo fato de Barbosa estar devendo dinheiro a conhecido como ‘Cachorrão’, por comprar drogas.


Na avaliação até aqui da políciai, que manteve as investigações como o de um latrocínio (morte em assalto), ‘Luizinho’ armou com o comparsa uma forma de roubar algum bem valioso de Mayara para quitar o valor, por isso tramaram o crime e a atraíram ao motel.


A própria família da vítima alertara anteriormente que o provável alvo dos suspeitos poderia ser um veículo Duster que Mayara eventualmente usava, não o seu Gol branco modelo de 1992 que seria revendido por apenas R$ 1 mil. Um dos focos da investigação é identificar o receptor do veículo.

OBS: matéria editada às 11h14 para correção de informações

Nos siga no Google Notícias

Veja Também