ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Processo para licitação da coleta do lixo na Capital inicia no final deste mês

Ítalo Milhomem | 18/04/2011 12:43

Os trabalhos para licitação do serviço de coleta de lixo de Campo Grande e distritos, que terá o contrato encerrado agora em julho, deve começar ainda neste mês de abril, afirma o secretário de Meio Ambiente da Capital, Marcos Cristaldo.

De acordo com o secretário, há uma comissão composta por diversas secretarias para tratar deste assunto.

“Nós estamos trabalhando com outras secretarias, entre elas a Seintrah (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação, Transporte e Trânsito), a procuradoria jurídica do município para organizar um projeto básico para licitação, com as quantidades e valores para confeccionar a minuta do processo para depois submetê-la ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e MPE (Ministério Público Estadual).

Até o final do mês a prefeitura deverá enviar para Câmara de Vereadores um projeto de lei que institui e regulamenta o Plano de Resíduos Sólidos do município, em conformidade com a legislação federal 10.305/2010, que obrigado todas as cidades a implantar os planos municipais de resíduos sólidos conforme as diretrizes federais.

Antes da votação pelos vereadores, o projeto lei que já está pronto será submetido ao conselho municipal de meio ambiente, para que os conselheiros possam dar suas contribuições e críticas e depois ainda realizada uma audiência pública sobre o tema.

Para evitar contratempos, como já ocorreu em 2006, quando a prefeitura teve que realizar um contrato emergencial para a coleta de lixo por conta do atraso na licitação, Cristaldo revela que o próximo contrato poderá ser uma concessão pública, que poderia prolongar a vigência de contrato por até 30 anos.

“Estamos estudando para que o próximo contrato seja uma concessão, por que há grandes investimentos por parte das empresas, e ainda estamos cumprindo o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com MPE, que prevê a instalação da Usina de Triagem, que já foi licitada depois a implantação da coleta seletiva, a desativação do lixão e a reinserção dos trabalhadores do lixão ao mercado de trabalho após serem capacitados para atuarem em cooperativas”, afirmou o Cristaldo.

O secretário de meio ambiente ainda comenta, que não está descartado um aditivo no contrato com a Financial Ambiental, atual empresa que realiza os serviços na Capital, caso aconteça atrasos na licitação.

Nos siga no Google Notícias