ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Procissão de Ramos abre celebrações da Semana Santa para os católicos

Paula Maciulevicius | 01/04/2012 11:20

Ao relembrar a passagem bíblica da entrada de Jesus em Jerusalém, fieis abrem o coração para o período mais importante na fé católica

Com ramos nas mãos, fieis relembraram a entrada de Jesus em Jerusalém. (Foto: Pedro Peralta)
Com ramos nas mãos, fieis relembraram a entrada de Jesus em Jerusalém. (Foto: Pedro Peralta)

A Procissão de Ramos abriu, na manha deste domingo (01), as celebrações da Semana Santa para os católicos. Ao relembrar a passagem bíblica da entrada de Jesus em Jerusalém, quando é aclamado pelo povo, que utiliza ramos de árvores para cobrir a passagem, os fieis abrem o coração para o período mais importante na fé católica.

Com ramos nas mãos, a aposentada Carmen Lúcia Dalberto, 66 anos, católica “desde que me conheço por gente”, diz, seguia junto dos demais a procissão da Paróquia São João Bosco. Na semana que antecede a Páscoa, além da reflexão para a data, ela tinha algo a mais para agradecer.

“Meu filho teve um infarto, nós oramos, toda a comunidade orou. Hoje, eu só tenho que agradecer, ele está em casa conosco e bem”, respondeu.

Entre os devotos, famílias como a de Liamar Pinto da Silva, 47 anos. Ela, o marido e os filhos caminhavam na procissão mostrando a fé que é passada de geração em geração. “Não adianta ser católico e não participar. Essa semana antecede o sacrifício de Jesus, é a preparação para a ressurreição. Eu viria de baixo de sol, de chuva e a família toda também”, conta.

Com as mãozinhas ainda pequenas, Dora Ruzzan, 6 anos, carregada um ramo de palmeira e seguia os passos dos pais. Era a primeira participação em procissão. A mãe, Renata Ruzzan, 31 anos, explica que em casa ensina às filhas a história de Jesus Cristo e o que ele fez pela humanidade. “A gente ensina, traz para participar, passa a elas que precisa ter Deus na vida. É aquele ditado, quem leva filho na igreja, não busca na cadeia”, comenta.

E pequenina só respondia que estava gostando, mas que ainda não entendia muito bem.

Depois da procissão, houve missa em diversas paróquias de Campo Grande. Ainda durante a tarde, o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, participa da celebração na Catedral Santo Antônio, no cruzamento da Calógeras com a 15 de Novembro, às 18h. Já na Paróquia São Sebastião, haverá Missa Solene, às 16h30, em rito latim. A celebração terá a recitação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os fiéis irão receber apostila completa com tradução latim-português e explicações sobre as partes da Missa do Domingo de Ramos, para facilitar o acompanhamento das leituras, cantos e orações.

Fieis seguiram em procissão na Paróquia São João Bosco. Devoção foi seguida de missa. (Foto: Pedro Peralta)
Fieis seguiram em procissão na Paróquia São João Bosco. Devoção foi seguida de missa. (Foto: Pedro Peralta)
Nos siga no Google Notícias