ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Professores esperam documento de Olarte afirmando retomada de negociações

Flávia Lima e Juliana Brum | 19/06/2015 12:53
Professores acamparam esta semana em frente a prefeitura. (Foto:Marcelo Calazans)
Professores acamparam esta semana em frente a prefeitura. (Foto:Marcelo Calazans)

Os professores em greve da rede municipal aguardam na tarde desta sexta-feira (19), documento assinado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), em que ele se compromete a retomar as negociações salariais com a categoria a partir de julho. A informação é do vereador e presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), que conversou com o prefeito na manhã de hoje.

O vereador tem encontro agendado com Olarte no início da tarde para tratar sobre a questão e na sequência, por volta das 15 horas, deverá levar o documento até a sede da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação).

No documento, os docentes querem que o prefeito se comprometa em cumprir a lei municipal 5.411/14 e lei federal 11.738/08 que estabelecem a aplicação da correção anual do piso nacional ao piso dos professores municipais.

"Vimos como um avanço esse documento porque o prefeito ainda não havia sinalizado com a retomada das negociações", disse o presidente da ACP, Geraldo Gonçalves. 

Ele ainda afirmou que a proposta intermediária que seria negociada hoje foi suspensa até a retomada das conversas. O presidente da Câmara encabeça a negociação.

Até ontem, a prefeitura havia oferecido reajuste de 8,50% contra 13,01% da categoria. A greve começou em 25 de maio e desde então, os professores já lotaram a Câmara Municipal, protestaram em frente à prefeitura, fecharam a Avenida Afonso Pena e ontem tomaram café da manhã em frente a casa do prefeito Gilmar Olarte.

A prefeitura alega que gasta R$ 40,4 milhões com a folha de pagamento do magistério e há professor com remuneração de quase R$ 18 mil. Ontem, segundo o poder público, 83% das escolas funcionaram normalmente.

Nos siga no Google Notícias