ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Professores realizam assembleia hoje para decidir continuidade da greve

Antonio Marques | 27/07/2015 08:23
Professores realizam assembleia agora de manhã para decidir a continuidade ou não da greve, suspensa após 47 dias (Foto: Divulgação/ACP)
Professores realizam assembleia agora de manhã para decidir a continuidade ou não da greve, suspensa após 47 dias (Foto: Divulgação/ACP)

Os professores da Reme (Rede Municipal de Educação) de Campo Grande realizam agora pela manhã, a partir das 8 horas, na sede da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) assembleia para decidir sobre a continuidade da greve, que foi suspensa após 47 dias, a mais longa paralisação da categoria na história da Capital.

No evento, os professores vão avaliar a resposta da Prefeitura sobre a proposta da ACP, apresentada na ocasião da suspensão da greve antes do período de férias, realizada no dia 10 de julho, de parcelamento dos 13,01% que reajusta o piso salarial nacional da categoria, em 10 parcelas, sendo 1,855% em julho; e 1,33% nos meses seguintes até dezembro, somando 8,5% neste ano. O restante seria concedido de janeiro a abril do próximo ano.

No entanto, a proposta feita pelo prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP) e que foi rejeitada pelos professores naquela assembleia, previa parcelar o reajuste de 8,5% em dez vezes e, em outubro, a Prefeitura voltaria a negociar o remanescente de 4,5%. Porém, essa proposta está condicionada a redução do limite prudencial, que já atingiu os 53,64% da Receita Corrente Líquida, quando o recomendável pela Lei de Responsabilidade Fiscal é ficar abaixo de 51,3%.

Essa condição não é aceita pelos professores, que alegam ser prejudicados se a prefeitura não conseguir equilibrar as contas, além de o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves, defender que o município tem condições financeiras para cumprir a lei municipal 5.411/2014, que estabelece a equiparação do piso dos professores de Campo Grande ao piso nacional para uma carga horária de 20 horas semanais.

Nos siga no Google Notícias