ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Professores decidem segunda sobre retomada de greve na rede municipal

Flávia Lima | 21/07/2015 15:32
Professores realizam assembleia na segunda-feira para discutir os rumos do movimento que foi suspenso durante as férias. (Foto:Arquivo/Fernando Antunes)
Professores realizam assembleia na segunda-feira para discutir os rumos do movimento que foi suspenso durante as férias. (Foto:Arquivo/Fernando Antunes)

Os professores da Reme (Rede Municipal de Educação) de Campo Grande ainda aguardam uma resposta da prefeitura referente a contraproposta feita pela categoria, antes do início das férias, que começou no dia 13. Eles farão assembleia geral na segunda-feira para decidir se voltam ao trabalho ou retomam a greve na terça-feira, dia do início das aulas no segundo semestre.

Os professores reivindicam o cumprimento da lei que prevê reajuste de 13%, já a prefeitura oferece 8,5%. 

Devido ao impasse, a paralisação já havia completado 47 dias, no entanto, os professores suspenderam a paralisação durante as férias, mas antes, apresentaram à administração municipal uma nova proposta que consiste no parcelamento, em dez vezes, do índice de 13%.

Segundo o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves, tanto o secretário de Administração, Wilson do Prado e o de Educação, Marcelo Salomão, haviam se comprometido em agendar uma reunião até esta quarta-feira (22) para responder a contraproposta, mas até o momento não houve contato com o sindicato.

Como as aulas retornam na próxima terça-feira (28), a categoria marcou assembleia para segunda-feira (27), com o objetivo de discutir os rumos do movimento. Conforme Geraldo Gonçalves, mesmo que a prefeitura não entre em contato, a reunião será mantida.

Consciente da perda da força do movimento grevista, o sindicalista acredita que o fato de algumas escolas ainda estarem sem aulas e outras funcionarem parcialmente, é mais prejudicial aos alunos. “Muitos pais estão tirando os filhos da rede, com medo de que eles percam o ano. O ensino para ter qualidade não pode funcionar de forma irregular”, diz.

Ele também se mostrou preocupado com o corte de pelo menos 1,6 mil professores convocados no primeiro semestre, anunciado semana passada pelo secretário municipal, Wilson do Prado. A medida visa cortar gastos da administração, que até o final de agosto espera enxugar em R$ 10 milhões a folha de pagamento dos servidores.
Além dos cortes, a suspensão de projetos educativos também é motivo de questionamento da categoria.

Durante sua posse, semana passada, Marcelo Salomão ressaltou que todos os projetos seriam avaliados e aqueles que fossem necessários seriam mantidos.

A assessoria da prefeitura foi procurada para falar sobre a crise na educação, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.

Nos siga no Google Notícias