Proibidas, colagens de todo tipo tomam conta de postes em cruzamentos
Frases para refletir e estratégia de marketing dividem espaço com anúncios e aumentam poluição visual
Eles são proibidos, mas resistem nos semáforos e postes da Capital. Ocorre que os “tradicionais”, como encanador, adestrador e montador de móveis, estão, cada vez mais, dividindo espaço com tipos diferentes, como mensagens motivacionais e até endereço de conta misteriosa no Instagram, o que parece uma estratégia de marketing.
A propaganda é irregular conforme a Lei Municipal nº 2909/92. Os papéis colocados com cola acabam sendo estragados e muitos ficam rasgados resistindo às ações do tempo. É por isso que são considerados poluição visual pela lei que institui o Código de Polícia Administrativa de Campo Grande.
Mistério e reflexão - Na Avenida Afonso Pena, um deles está colado em semáforos de praticamente todos os cruzamentos na região central. O papel traz “@bulk” com o símbolo do Instagram. É mistério porque a conta é norte-americana, mas tem endereço semelhante na rede social com negócio na Capital.
Nos postes, a mensagem motivacional diz: “os sonhos se sustentam no encontro”. Esse tem assinatura.
A frase de Tatiana Lazzarotto é uma sugestão do Instagram @papel.mulher, descrita como “coletiva feminista que lambe as ruas com poesia de mulheres”. Alguém imprimiu e colou ali, conforme propõe a conta no Instagram, que tem 82,6 mil seguidores.
Proibição - O artigo 84 da lei diz que é vedado colocar veículos de divulgação em áreas protegidas por lei e em monumentos públicos incluindo-se os entornos quando prejudicarem sua visibilidade; ao longo das faixas de domínio de vias; ferrovias, viadutos, passarelas, rodovias federal e estadual, dentro do limite do Município; nas margens de curso d'água, parques, jardins, canteiros de avenida e área funcional de interesse ambiental, cultural, turístico e educacional.
Também é proibido anunciar quando a forma, dimensão, cor ou luminosidade do anúncio obstrua ou prejudique a perfeita visibilidade de sinal de trânsito ou outra sinalização destinada a orientação do público.
Quando os anúncios perturbam as exigências de preservação da visão em perspectiva, depreciam o panorama ou prejudicam direitos de terceiros também são proibidos.
O Campo Grande News aguarda resposta da Prefeitura de Campo Grande sobre as ações para limpeza e penalidades para esse tipo de colagem no mobiliário urbano.