ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Projeto de Moro, lei anticrime divide opiniões em audiência pública na OAB

Caso seja aprovado, o projeto de lei elaborado pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro, fará alterações em 14 leis

Kerolyn Araújo | 21/02/2019 11:42
Audiência foi aberta pelo presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche. (Foto: Kerolyn Araújo)
Audiência foi aberta pelo presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche. (Foto: Kerolyn Araújo)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) realiza na manhã desta quinta-feira (21), uma audiência pública para discutir o projeto de lei anticrime, elaborado pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro, que prevê alterações em 14 leis.

Segundo o presidente da Comissão de Advogados Criminais da OAB, Thiago Bunning, o projeto elaborado por Moro deve ser muito discutido porque apresentam pontos favoráveis, mas também questões que podem ser consideradas inconstitucionais.

Tiago ressaltou que alguns pontos do projeto como a execução antecipada do regime fechado e o cumprimento imediato da pena após o julgamento, são considerados inconstitucionais. Ele também ressaltou que isso refletirá diretamente no sistema carcerário. ''Um estudo aponta que quanto maior o número de presos, maior a criminalidade, aumentando a insegurança. É um projeto prematuro", disse.

Thiago Bunning, presidente da Comissão de Advogados Criminais da OAB. (Foto: Kerolyn Araújo)
Thiago Bunning, presidente da Comissão de Advogados Criminais da OAB. (Foto: Kerolyn Araújo)

Durante o debate, o Conselheiro Federal Luiz Renê do Amaral criticou o projeto de Moro. Segundo Amaral, as equipes de Moro estão com o viés de combater a criminalidade, mas antes é necessário 'organizar' o Poder Judiciário. ''Se o ministro visitar Ponta Porã vai abandonar esse projeto por alguns dias", ressaltou o conselheiro, criticando a situação do prédio da Polícia Federal na fronteira.

O projeto, que divide opiniões, é avaliado como positivo para o superintendente da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, Cléo Mazzoti. ''A PF entende como bastante positivo, são medidas extremamente importantes para a investigação policial, seja com a possibilidade de prisão em segunda instância, criação de bancos de dados genéticos e biométricos, que são fundamentais para a nossa atividade", defendeu.

Conforme o chefe da PF no Estado, outro ponto visto como positivo é a possibilidade das audiências serem feitas por videoconferência. ''Temos um gasto com combustível e efetivo muito grande no deslocamento de preso, seja para audiência de custódia ou instrução. Isso também impacta em riscos não só aos policiais, mas também a toda a população", disse.

Para Mazzoti, o projeto de lei vai facilitar as investigações e tonar os processos mais rápidos.

O promotor de Justiça Fabio Goldfinger, que também participou do debate, ressaltou que o projeto quer 'trazer aspectos mais práticos na lei' e também defendeu a execução imediata da pena após o julgamento. ''A pessoa tem condenação e ainda sai pela porta da frente. Por que não a prisão logo após o plenário do júri?'', questionou o promotor.

Projeto Anticrime - O ministro da Justiça apresentou em Brasília no dia 4 de fevereiro um projeto de lei anticrime, que tem com o objetivo mais efetividade no combate a corrupção, crime organizado e crimes violentos.

O projeto revê alterações em 14 leis, como o Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e o Código Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias