ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Projeto quer levar lazer e cuidado com a saúde nos parques da cidade

Intenção da prefeitura é atender até cinco mil pessoas

Leonardo Rocha e Mayara Bueno | 01/09/2017 11:45
Parque Ayrton Senna será o primeiro local que vai receber o projeto (Foto: Arquivo)
Parque Ayrton Senna será o primeiro local que vai receber o projeto (Foto: Arquivo)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) lançou hoje (01), durante a manhã, o projeto "Saúde e Lazer", que tem a intenção de atender até cinco mil pessoas, em diferentes bairros e parques da Capital. A intenção é dispor de profissionais para avaliar a saúde e condição física, das pessoas que participam dos cursos e oficinas de esporte do município.

O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal do Esporte), Rodrigo Terra, explicou que este novo programa pretende mudar o quadro "alarmante" na cidade, que mostra que 58% da população está com sobrepeso, tendo 20% deste público em estado de obesidade. Outro dado divulgado é que apenas 48% dos homens e 31% das mulheres praticam exercício na Capital.

A intenção do programa é dispor da parte de esporte e lazer, mas também do cuidado com a saúde. A pessoa que participa dos cursos e oficinas terão um acompanhamento de profissionais que vão fazer um avaliação física, medindo o IMC (Índice de Massa Corporal), tendo o devido acompanhamento sobre sua saúde e busca por perda de peso.

Também haverá palestras sobre tabagismo, obesidade e hipertensão e caso seja identificado a necessidade de tratamento clínico, as pessoas serão encaminhadas para as unidades de saúde, para serem feitos os devidos exames.

Rodrigo Terra ponderou que uma equipe de 30 profissionais, já está habilitada para participar do programa, que contará com educadores, médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais. Também será feito o "caminho inverso", quando a pessoa passa primeiro nas unidades de saúde e depois será encaminhada para os cursos e oficinas de lazer, para prática de exercícios.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, ressaltou que é importante cuidar da saúde básica da população, com trabalhos na "raiz do problema" e a devida orientação. Já o prefeito Marquinhos Trad destacou a parceria das duas pastas (saúde e esporte) para um trabalho em conjunto. "As pessoas precisam estar com corpo e mente sã".

Início - O programa "Saúde e Lazer" vai começar pelo Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. O local foi escolhido por ser o bairro mais populoso da cidade, com 36 mil pessoas, além de ser considerado pela Funesp e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), um lugar com vulnerabilidade social.

Nos siga no Google Notícias