ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Promoções e honrarias são destaque em aniversário de 187 anos da PM

Solenidade teve formatura de 47 militares, que receberam a platina de segundo-tenente e outorga de medalhas

Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 09/09/2022 12:23
Militares em solenidade no Comandao Geral da Polícia Militar (Foto: Gabriela Couto)
Militares em solenidade no Comandao Geral da Polícia Militar (Foto: Gabriela Couto)

Avanços com aquisição de equipamentos e promoções de carreira realizadas nos últimos anos, que fazem de Mato Grosso do Sul o 3º mais seguro do Brasil, foram o destaque na comemoração de aniversário de 187 anos da Polícia Militar, durante a manhã de hoje (9), no Comando Geral, no Parque dos Poderes.

A solenidade teve a outorga de Medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial Militar e a formatura de 47 militares promovidos a segundo-tenente. O comandante da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, destacou que o momento é de reflexão sobre os avanços.

“Nossos agradecimentos ao governador Reinaldo Azambuja. As filas de promoções foram zeradas. Reinaldo você levará o título de governador que mais investiu na segurança. Se não avançamos mais foi porque ou não soubemos seguir ou não tivemos tempo”, disse o comandante.

O governador lembrou que em 2015, quando assumiu a gestão, e participou da sua primeira formatura de policiais à frente do governo, viu dois militares chorando e contou o motivo.

“Eles falaram que fazia 18 anos que esperavam a oportunidade de promoção. Graças ao alicerce sólido, que implantamos para atender a segurança pública, uma das prioridades da população, hoje somos o terceiro Estado mais seguro do Brasil. Fizemos da segurança não uma política de governo, mas uma política de Estado”, disse o governador.

Militar recebe a platina de “segundo-tenente” do governador Reinaldo Azambuja (Foto: Gabriela Couto)
Militar recebe a platina de “segundo-tenente” do governador Reinaldo Azambuja (Foto: Gabriela Couto)

Azambuja lembrou ainda que vai abrir concurso com 500 vagas para PM e 250 para o Corpo de Bombeiros até o fim do ano.

“Vamos deixar tudo pronto para o próximo governador convocar os aprovados. Todos que estavam aptos à promoção de carreira até hoje, foram promovidos, que é uma coisa obrigatória e antes não faziam. Demos um grande passo para fortalecer a segurança, o que é um ganho para a população”, destacou.

O governador enfatizou ainda que foi a maior nomeação de toda a história de MS e lembrou que há poucos anos o Estado não tinha delegados e peritos papiloscopistas em todas as cidades. O número de servidores foi praticamente dobrado para aprimorar o trabalho nos municípios, bem como o de agentes penitenciários.

“Deixamos esse concurso pronto, além disso tem a lei que libera a convocação de policiais militares da reserva para a ativa com um ganho de 30% a mais”, disse o governador.

Formatura - Os 47 primeiros aspirantes a oficiais da PM, que se formaram em solo sul-mato-grossense, receberam a platina de segundo-tenente, após 9 meses de estágio. Durante as festividades de aniversário da instituição, eles fizeram o juramento para serem promovidos ao primeiro posto do oficialato militar.

Medalhas - Ao todo, 53 personalidades foram agraciadas com a Insígnia do Mérito, por terem contribuído com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiado o trabalho da Polícia Militar.

Outras 31 receberam a Medalha do Mérito, a mais alta honraria da PM, destinada a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços voltados ao aperfeiçoamento e projeção da instituição.

Entre as 53 autoridades civis e militares de outras forças que foram condecoradas com a Insígnia estão os prefeitos de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira; de Caarapó, André Luís Nezzi de Carvalho; de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro; de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva; de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze; de Aparecida do Taboado, José Natan Dias; de Bonito, Josmail Rodrigues; e de Naviraí, Rhaiza Matos. Dentre as autoridades, também recebeu a honraria o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio.

Já entre as autoridades que receberam a Medalha do Mérito estão o promotor de Justiça do MPE-MS (Ministério Público do Estado), Allan Thiago Barbosa Arakaki; o comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general de Exército Anísio David de Oliveira Junior; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Hugo Djan Leite; e o juiz federal do Trabalho (TRT 24ª Região) Marcio Alexandre da Silva.

Nos siga no Google Notícias