A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/01/2016 17:23

Provas práticas para aquisição de CNH serão monitoradas em tempo real

Flávia Lima
Equipamentos garantem precisão no momento de avaliar desempenho de aluno. (Foto:Divulgação)Equipamentos garantem precisão no momento de avaliar desempenho de aluno. (Foto:Divulgação)

O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está concluindo o processo que irá tornar totalmente virtual o monitoramento das aulas e provas práticas dos candidatos a primeira CNH. O órgão já começou a adotar smartphones e câmeras de videomonitoramento para acompanhar a evolução dos alunos durante as aulas práticas e provas realizadas na pista do órgão.

Com a implantação dessa tecnologia, os instrutores poderão abolir os formulários de papel e contar com dados que irão conferir melhor precisão ao avaliar o aluno.

A virtualização do processo para adquirir a primeira CNH está em andamento desde meados de 2015 quando começou a instalação da biometria nos exames psicológico, médico, teórico, além do acompanhamento virtual das provas teóricas.

Segundo a diretora de Habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, a identificação do candidato através do uso do sistema biométrico, além das câmeras e monitoramento do percurso através de GPS, trouxe mais segurança ao processo.

“Há mais segurança, transparência e rapidez evitando tentativas de fraudes e dando agilidade na emissão da CNH, uma vez que mostra local e horário que foi cometida a falta e os laudos são lançados diretamente no sistema, sem necessidade de emissão dos mesmos, desburocratizando e gerando também economia”, afirma Rosilda.

O objetivo é dar transparência total ao processo, padronizando os procedimentos dos examinadores. Para Vanilda Pereira Bejarano, examinadora do Detran-MS, tanto os examinadores como os alunos estão mais seguros. “A implantação do uso da tecnologia foi muito importante, deixou o exame mais seguro, agora está tudo no sistema. O aluno se sente tranquilo e não fica constrangido porque sabe que isso é bom para ele”, diz conclui Vanilda.

A implantação total do monitoramento com áudio e vídeo nos veículos para a realização da prova de percurso deve acontecer nos próximos meses, pois a intenção é monitorar todas as etapas dos exames aplicados para a emissão da CNH.

 

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions