ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Provas práticas para aquisição de CNH serão monitoradas em tempo real

Flávia Lima | 28/01/2016 17:23
Equipamentos garantem precisão no momento de avaliar desempenho de aluno. (Foto:Divulgação)
Equipamentos garantem precisão no momento de avaliar desempenho de aluno. (Foto:Divulgação)

O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está concluindo o processo que irá tornar totalmente virtual o monitoramento das aulas e provas práticas dos candidatos a primeira CNH. O órgão já começou a adotar smartphones e câmeras de videomonitoramento para acompanhar a evolução dos alunos durante as aulas práticas e provas realizadas na pista do órgão.

Com a implantação dessa tecnologia, os instrutores poderão abolir os formulários de papel e contar com dados que irão conferir melhor precisão ao avaliar o aluno.

A virtualização do processo para adquirir a primeira CNH está em andamento desde meados de 2015 quando começou a instalação da biometria nos exames psicológico, médico, teórico, além do acompanhamento virtual das provas teóricas.

Segundo a diretora de Habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, a identificação do candidato através do uso do sistema biométrico, além das câmeras e monitoramento do percurso através de GPS, trouxe mais segurança ao processo.

“Há mais segurança, transparência e rapidez evitando tentativas de fraudes e dando agilidade na emissão da CNH, uma vez que mostra local e horário que foi cometida a falta e os laudos são lançados diretamente no sistema, sem necessidade de emissão dos mesmos, desburocratizando e gerando também economia”, afirma Rosilda.

O objetivo é dar transparência total ao processo, padronizando os procedimentos dos examinadores. Para Vanilda Pereira Bejarano, examinadora do Detran-MS, tanto os examinadores como os alunos estão mais seguros. “A implantação do uso da tecnologia foi muito importante, deixou o exame mais seguro, agora está tudo no sistema. O aluno se sente tranquilo e não fica constrangido porque sabe que isso é bom para ele”, diz conclui Vanilda.

A implantação total do monitoramento com áudio e vídeo nos veículos para a realização da prova de percurso deve acontecer nos próximos meses, pois a intenção é monitorar todas as etapas dos exames aplicados para a emissão da CNH.

Nos siga no Google Notícias